Sobre a linha de Guimarães

Recebi ontem uma carta da Câmara de Guimarães que responde a uma missiva que enviei às Câmaras do Vale do Ave e à AMAVE a propósito das críticas à gestão da linha de caminho-de-ferro de Guimarães que tenho deixado aqui no Colina Sagrada. Uma carta idêntica foi enviada para a CP, Ministério dos Transportes e, mais recentemente, para os deputados eleitos por Guimarães.

Na carta – que tomo a liberdade de tornar pública – o presidente da autarquia informa que já enviou à CP “uma solicitação no sentido de saber das possibilidades de criação de uma nova ligação nesse horário [19h15-22h15], que apoiei”.

Ler mais:
Vão de Carro!
Vão de Carro! (II)
Algumas soluções

1 reacções:

Helena Antunes | 14:13

Caro Samuel,

Estive a ler os teus textos com atenção e, de facto, não poderia estar mais de acordo contigo. Moro em Vila das Aves e padeço desse mesmo inconveniente. Critico vivamente os horários da linha Guimarães- Porto. Para começar porque praticamente só de duas em duas horas é que temos comboio em ambos os sentidos, exceptuando de manhão onde de facto há quase de hora em hora. Depois, como bem referes, à noite deixa de haver ligação entre as duas cidades muito cedo, o que se torna deveras complicado para quem usufrui do comboio nas deslocações laborais e sai tarde do posto de emprego. Ainda há a salientar que ao fim-de-semana o serviço agravasse dado que há ainda menos comboios. Concordo ainda contigo no que concerne ao tempo de viagem ser longo. Daqui das Aves para o Porto demoro cerca de 50 minutos visto que pára em todas as estações e apeadeiros, viagem que de carro ronda os 20 minutos.

Ainda a salientar que para quem muda de comboio o imenso tempo que tem que estar à espera. O ano lectivo passado deslocava-me de Vila das Aves para Braga, e vice-versa, de comboio e, por vezes, estava cerca de 45 minutos em Lousado espera para mudar de comboio. Um autêntico exagero...

Urge repensar muito bem a organização, nomeadamente de horários, dos comboios.

Gosto do blog!
Abraço.