Vão de carro! (III) – Algumas soluções

Face às críticas que tenho feito à gestão que a CP faz da linha de Guimarães ponto algumas propostas para ultrapassar os problemas que tenho levantado e que muitos vimaranenses, vizelenses e tirsenses vêm sentido.

  • As linhas de Braga e Aveiro têm serviços expresso de comboios urbanos. Estas composições chegam ao Porto em praticamente metade do tempo da ligação regular. A solução é simples: o comboio não pára em apeadeiros.
    Parece pois urgente que a linha de Guimarães beneficie de igual tratamento. Deste modo a viagem até ao Porto seria mais rápida, mantendo os utentes dos apeadeiros os serviços regulares, ou optando por se deslocar às estações principais – se o tempo ganho for compensado. Guimarães, Vizela, Vila das Aves, Sto. Tirso e Trofa seriam as paragens deste serviço rápido, parando o comboio. Até porque não faz muito sentido que se demore 1h25 percorrer pouco mais de 50 quilómetros. Daí para a frente, nas estações e apeadeiros do Grande Porto, como parece ser aposta essencial da CP.

  • Reforço dos horários: É incompreensível que a CP faça ligações Porto-Guimarães às 20h15 e 21h15 aos fins-de-semana e feriados e não o faça nos dias de trabalho. A criação destes horário, para responder à necessidade dos utentes desta área alargada servida pela ligação ao Berço é urgente.
  • A ligação de Braga faz transbordo de passageiros em Lousado para uma composição que marcha em direcção a Guimarães. Isto acontece em vários horários, mas incompreensivelmente não é feito entre as 20 e as 22 horas, altura em que em boa parte dos sectores de actividade é hora de saída dos empregos. Tomar igual solução noutros períodos do dia, especialmente nos de regresso a casa, pode ajudar a contornar a falta de ligações nocturnas no período durante a semana, à falta de melhor solução.

  • Às 20h41 parte de Campanha, rumo a Guimarães, um comboio Intercidades. Mas custa nove euros e não é, por isso, uma solução para todos quantos querem ruma ao Vale do Ave. Bem sei que podia ser uma precedente grave para a CP, mas podia funcionar como uma solução alternativa às exigências de todos quantos usam a linha de Guimarães se os portadores do passe CP pudessem viajar no Intercidades.

0 reacções: