Tranquilidade a sul do Toural

Ia escrever um comentário ao texto anterior, mas penso que vale a pena falar um pouco mais sobre o assunto. Numa altura em que entramos no último acto eleitoral interno antes de 2012, o Partido Socialista deu uma resposta às dúvidas lançadas nos últimos sobre a unidade e tranquilidade que se vive na sede sul do Toural.

Domingos Bragança é candidato único, e tem como principal meta para o mandato "trabalhar e reforçar a coesão do partido" como faz referência o guimaraesdigital.com. As sugestões como a apontada no texto abaixo, são naturais e saudáveis num partido com tradição altamente democrática como PS.

E se este mandato termina a um ano das eleições autárquicas, ficamos já a saber que os destinos da cidade serão escolhidos em primeira instância pelo mesmo grupo que constituía a anterior Comissão Política, e que assenta numa política de continuidade dos últimos 20 anos de hegemonia Socialista em Santa Clara. Salvo alguma cisão pouco previsível, de quem não tinha nada a apontar, ou alternativa a apresentar para a próxima sexta-feira, a aparecer a um ano da decisão final.

E diga-se: não se esperaria outra coisa. A avaliação do mandato anterior é extremamente positiva. O acompanhamento próximo aos militantes, a coesão demonstrada em diversos momentos, o apoio às candidaturas que conduziu a um excelente resultado nas freguesias e um resultado histórico na reeleição de António Magalhães para a Câmara Municipal, bem como as qualidades humanas e pessoais, fazem de Domingos Bragança um nome consensual para os destinos do PS - Guimarães. 

A última palavra caberá ao eleitorado vimaranense, daqui a 4 anos. Mas de uma coisa podem já ter todos certeza: não haverá rupturas numa política de sucesso e que conduziu Guimarães a Capital Europeia da Cultura e Património da Humanidade. 

12 reacções:

Samuel Silva | 12:35

Mantenho uma dúvida: Sendo quase garantido que Domingos Bragança mantém a liderança da concelhia até às autárquicas, será que ele tem vontade de ser o sucessor de Magalhães, ou preferirá manter-se como eventual número dois, abrindo a porta a outro candidato?

Paulo Lopes Silva | 15:14

Isso será uma decisão, como sempre, da responsabilidade dos orgãos eleitos nessa altura. Sobre opiniões, vontades e possibilidades, 4 anos dizem demasiado para se perspectivar já.

Ana C. | 16:11

Supondo que este texto se refere à casa do Partido Socialista Local, fico com uma dúvida:

- Será que o Partido Socialista mudou de instalações, para as bandas da loja do Adérito?

- Ou será que o Toural se deslocou, deslocando-se o Oeste para o Sul, o Este para o Norte e o Norte para o Oeste?

Como estou fora de Guimarães, fico confuso, porque não sei por que lado devo entrar quando regressar a Guimarães...

Paulo Lopes Silva | 16:17

aquela parte do toural é, na linguagem vimaranense, "a parte de baixo do toural". Ora, num referencial a parte de baixo é o sul. Quando voltar a Guimarães, entre por onde sempre entrou.

Anónimo | 17:18

É tudo uma questão de perspectiva... O Sul fica para baixo, a sede do PS fica a Sul, o PS é à esquerda, António Magalhães é de centro-esquerda... É tudo uma questão de pormos o nosso referencial onde melhor justifique o que queremos dizer.

Ana C. | 15:35

Ora, ora, estou esclarecida: Se aquele lado, em vez de ser "a parte de baixo", por ser mais baixa, fosse mais alta do que qualquer outra, seria "a parte de cima", logo seria o Norte do Toural. Boa malha!

Assim sendo, a Penha, como é a nossa parte mais "de cima", é o Norte mais Norte de Guimarães...

Sempre a aprender!

Paulo Lopes Silva | 20:14

A Ana fica "confuso", mas também "esclarecida". O sul é o Oeste e o norte o Este. É a tal questão de perspectiva.

Acho que deu para perceber o Sul que chamei à parte de baixo. que não era uma coordenada, mas sim uma posição relativa, sendo o Toural o próprio referencial.

Anónimo | 23:27

Ou então não deu mesmo para perceber isso, Sr. Paulo.

"Confusos" e "esclarecidas", de acordo com os novos géneros com liberdades que o seu partido defende.

Ana D.

Ana C. | 23:38

Confuso ficou o meu gato. Eu fiquei mais do que esclarecida. Embora não tenha percebido nada do que quis dizer com essa da "posição relativa", percebi que o senhor é capaz de andar um pouco desorientado e sem Norte. E que tal comprar uma bússola?

Paulo Lopes Silva | 01:20

Sinto-me bastante orientado por sinal. Mas se esse era o único reparo a fazer ao que escrevi, fico satisfeito.

Cumprimentos!

Ana C. | 13:02

Tem razão, era o único reparo que tinha a fazer ao seu texto, até porque confesso que o seu conteúdo manifestamente partidário congratulatório me despertou pouco interesse. Já as suas respostas na caixa de comentários são muito interessantes e ilucidativas, pelo modo como persiste no erro e o tenta justificar formulando uma novíssima teoria da relatividade dos pontos cardeais. Está aqui, está candidato a Prémio Nobel.

Haja saúde.

Paulo Lopes Silva | 13:43

Pela quantidade de respostas não pensaria que o desinteresse fosse tanto. Enganei-me. Mas sempre fui atenciosamente respondendo e explicando o engano que não o era. Fico satisfeito pela lucidez com que o fiz e que reconhece no último comentário.

Haja saúde...e boa disposição!