Autárquicas 2009: Os programas eleitorais – BE

Entre ideias descontextualizadas, erros gramaticais e as incongruências ideológicas, O Bloco de Esquerda apresente propostas interessantes e aquele que é o modelo de intervenção social mais equilibrado e estruturado de entre os que são apresentados nos programas autárquicos.


A ideia de criar um “Concelho Local para a Cultura” pode ser bem-vinda quando for bem escrita. Descentralizar e criar espaços culturais alternativos no concelho é, em tese, uma boa ideia, mas o BE apresenta outras propostas pouco ou nada exequíveis como a gratuitidade dos espectáculos culturais para quem tiver um rendimento abaixo dos 600 euros por mês. Se os bloquistas conhecem o concelho, percebiam que esse limiar abrange quase toda a população. De quem não conhece Guimarães é também a proposta de criar espaços internet gratuitos. Exactamente iguais aos que existem na Praça de S. Tiago e CCVF?


Há propostas que parecem mesmo carregadas da displicência de quem sabe que não vai governar como a construção de ciclovias na cidade e nas freguesias, a cobertura com painéis solares de todos os edifícios púbicos e a medição da pegada ecológica de todos os cidadãos.


Ainda assim, é do BE a melhor e mais consistente propostas na área social. Uma medida que, da forma como está explicada e suportada no programa, parece até deslocada das outras ideias avulsas. É pertinente a criação de um Observatório Municipal contra a pobreza e exclusão social, que “identifique e registe situações de pobreza e exclusão”. E que utilizaria “menos de 2 por cento do resultado liquido de 2008” da câmara.


Faz sentido, nesse âmbito, a criação da bola de voluntário sociais e a criação de uma rede pública de casas de promoção inter-geracionais (o que vais mais além do que as redes de infantários e centros de dia do MRPP ou da CDU).


A polémica à volta da Comissão de Promoção dos Direitos do Idoso revela-se, na leitura dos programas, despropositadas. A proposta do BE, porque melhor, não tem nada que ver com a do CDS. Os bloquistas têm uma ideia muito coerente do que deve ser o trabalho da câmara em matéria de terceira idade, propondo a criação de centro de acolhimento temporário para idosos, um serviço de apoio domiciliário e um importante centro de formação geriátrico.


O BE olha também para os imigrantes, propondo a criação de um gabinete de apoio ao imigrante, que faça por exemplo a triagem das situações de carência social dos imigrantes. Tivesse o partido esta clareza noutras matérias e podia ter um bom programa eleitoral.


O programa do BE pode ser encontrado na íntegra no blogue do partido.

6 reacções:

Anónimo | 10:36

Tiago, Paulo: o que acham vossas finuras dos programas do CDS, CDU, MRPP, BE?

Paulo Lopes Silva | 11:04

Comentário político por encomenda poderá ser feito através de email. Não cobro.

Anónimo | 12:09

perdão. julgava que a ideia da Colina era comentar todos os programas. me perdoa, vai!

Anónimo | 12:28

"O programa do BE pode ser encontrado na íntegra no blogue do partido."

Olhe que não, não pode. Pelo menos, eu não pude.

Samuel Silva | 12:38

E o Colina Sagrada não o está a fazer? Estamos a comentá-los todos. Nada obriga que todos os autores do blogue comentem todos os posts do blogue, não é assim?

Há muito director de jornal de bancada que não entende o que é um blogue colectivo.

Anónimo | 14:52

Nao te exaltes Samuel que ficas feio