Autárquicas 2009: Se esta Câmara fosse minha (IV)

Foi com muita satisfação que aceitei o convite do Samuel Silva para pensar esta Câmara como se ela fosse minha. Na verdade, todos nós temos ideias para a nossa cidade e para o nosso concelho, bem como projectos que gostaríamos de ver realizados ou mais desenvolvidos. Agradeço ao Samuel a oportunidade que me deu para partilhar as minhas ideias com todos vocês. Aqui vão.


Economia e desenvolvimento:


- Indústria: Ter um papel mais interventivo junto do Governo com o intuito de alertar a tutela para problemas económicos locais, nomeadamente o do sector têxtil, que sendo dos sectores que mais emprego dá à população do Concelho de Guimarães, não pode ser posto em segundo plano nas prioridades da autarquia (muito embora a autarquia não possa intervir directamente no sector).


- Agricultura: Desenvolver mercados agrícolas locais, devidamente dimensionados, onde os pequenos agricultores possam facilmente e com poucos custos vender os seus produtos, dinamizando deste modo a agricultura e, possivelmente, dando ao consumidor a hipótese de aceder a produtos mais baratos e de melhor qualidade.


Ajudar à promoção de produtos agrícolas de excelência, tornando-os pela sua qualidade produtos de referência nacional e internacional.


Criar mais condições para que a agricultura se associe ao turismo, protegendo a paisagem agrícola tornando-a ponto de visita (como já acontece noutros pontos do país) e associar os produtores locais e os seus produtos a eventos adequados, em que se possa efectivar a promoção de produtos agrícolas locais.


- Turismo: Repensar as políticas relativas ao Turismo. Sendo um dos sectores essências para futuro de Guimarães, o turismo não pode ser absorvido exclusivamente pelo centro da cidade. O município deve, por isso, promover turisticamente os pontos de interesse do concelho, de modo a que se desperte o interesse do turista em partir à descoberta do concelho, após visitar a cidade. Para que tal ideia tenha sucesso devem desenvolver-se roteiros turísticos que abranjam os pontos de interesse da cidade e do concelho e, se possível, incluir um evento cultural nesses roteiros, obrigando, deste modo, o turista a permanecer mais tempo em Guimarães. Estas medidas em conjugação com outras que têm sido levadas a cabo pela actual Câmara, poderiam ajudar a transformar o perfil do turista que visita Guimarães, dando-lhe mais qualidade e tornando-o mais vantajoso para o concelho.


- Transportes: Criar uma rede de transportes que sirva com eficácia todo o concelho (as soluções existentes actualmente não são dignas desse nome, são caras para o utente ocasional e excluem a maior parte da população). Repensar, recorrendo a um estudo, o modelo dos TUG, dotando-os de roteiros e horários mais funcionais e de veículos mais ecológicos.


Criar, em parceria com outros municípios, uma rede eficaz de transportes para as cidades vizinhas (é inconcebível que, por exemplo, se demore 1h de Guimarães a Braga nos transportes públicos).


Perceber (já não me atrevo a pedir mais do que isso…) porque razão foi permitido que o percurso Guimarães – Porto feito de comboio demore agora cerca de mais 20 minutos do que em 2004. Exigir, obviamente, uma ligação ferroviária rápida ao Porto.


Urbanismo e Ordenamento do Território:


- Ordenamento do Território: Dotar a Câmara de meios mais eficazes de controle do ordenamento do território do concelho (verificam-se por vezes casos em que o que está nas cartas usadas pelos serviços da Câmara não corresponde ao que já está no terreno).


Implementar políticas de rigor no ordenamento territorial do concelho, promovendo mais deslocações dos responsáveis camarários aos locais para onde existem projectos e um maior contacto com a população (para que a perspectiva das populações seja ouvida e os projectos explicados).


-Urbanismo: Pensar seriamente num plano de desenvolvimento urbano e de crescimento da cidade, não deixando que esta se expanda aleatoriamente, sem qualquer tipo de estudos e muitas vezes para locais sob vários pontos de vista desaconselháveis.


Património:


-Centro Histórico: Continuar com o excelente trabalho desenvolvido no centro histórico, mantendo as políticas de rigor na defesa do património.


-Concelho: Proteger o património concelhio com rigor e eficácia. Identificar e classificar conjuntos patrimoniais de interesse (muitos deles não referenciados pelo IGESPAR nem por nenhum outro órgão) que se encontram em risco de destruição e de descaracterização arquitectónica e da paisagem envolvente.


Cultura:


-CEC2012: Fazer da Capital Europeia da Cultura muito mais do que um ano de eventos, criando para isso as condições necessárias para que Guimarães enquanto pólo cultural sobreviva a 2012 e se torne uma referência cultural incontornável no panorama nacional e do norte da Península Ibérica.


Promover a revitalização das instituições culturais vimaranenses, apostando na excelência, na qualidade, na diversidade e na crescente profissionalização da cultura.


Estabelecer parcerias com as diversas associações culturais vimaranenses (e outras que apresentem projectos de interesse) no âmbito da CEC.


Pensar a CEC de forma a que esta beneficie e chegue a todo o concelho.


Gestão autárquica:


-Descentralizar os serviços autárquicos para que qualquer vimaranense possa, sempre que possível, aceder com facilidade aos serviços de que necessita.


- Transparência: Sedimentar valores éticos e princípios de trabalho para que a Câmara se torne, no panorama autárquico, um exemplo a nível nacional de combate ao favoritismo e à corrupção.


por Francisco Brito

0 reacções: