Delegação da Região de Turismo Porto e Norte


Há uns anos, quando se acabou com as zonas de Turismo e integraram Guimarães e o Minho na Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal, receámos que esta se focasse no Douro e que tudo o resto se tornasse paisagem. Mas o trabalho desenvolvido até ao momento não permite essa leitura. Em primeiro lugar, optou-se por não fixar a sede desta Região de Turismo no Porto, mas em Viana do Castelo. O planeamento deste projecto focou-se na criação de 7 pacotes de produtos, que os visitantes escolhem conforme o seu objectivo. Assim, temos Turismo de Negócios, City Breaks, Saúde e Bem-Estar, Touring Cultural e Paisagístico e Turismo de Natureza, entre outras. Optou-se também por deslocalizar as delegações que tratarão especificamente de cada um destes produtos.

No Sábado passado foi inaugurada a delegação de Guimarães, intitulada Delegação de Turismo Cultural, Paisagístico e dos Patrimónios. Este gabinete, criado nas instalações do antigo Museu de Arte Primitiva e Moderna, no lindíssimo edifício dos antigos Paços do Concelho, pode ser estratégico para o futuro desenvolvimento da região. Será interessante ver o trabalho desenvolvido com a Capital Europeia da Cultura 2012.


***

Soube pela notícia do Jornal de Notícias que se esperavam novidades do Governo sobre uns dinheiros para 2012. Não percebi se seriam um reforço ao orçamento ou se seriam parte dele. Não consegui também verificar se esses dinheiros foram confirmados ou não.

1 reacções:

Paraíso das frutas... | 17:34

Na qualidade de responsavel por uma unidade de turismo rural em Vila Verde, depois de ler o texto apresentado aqui no blogger, faço o seguinte comentário: A promoção que tem sido feita pela região que pertenço, ou é inexistente ou então é um fracasso. Digo isto nestes termos porque nunca senti um marasmo tão grande em torno da promoção desta região. Acredito seriamente que o porto cidade e sua hotelaria esteja a ter uma melhor projecçao. Disso eu não dúvido.
Leonel Macedo