Das listas legislativas (II)

A derrota distrital do PS vimaranense na constituição das listas de deputados tem um contraponto nas listas do PSD à Assembleia da República. Apesar do cabeça-de-lista inexplicável, os social-democratas têm três vimaranenses em lugar teoricamente elegível no distrito de Braga.

Fransica Almeida - que já tinha elogiado aqui - é a número três, seguida do actual deputado Emídio Guerreiro. E ainda há Pedro Rodrigues, que parece ter "feito as pazes" com as origens, na sétima posição, a última eleita há quatro anos para o PSD.

O facto de Emídio Guerreiro se assumir cada vez mais como uma peça preponderante no círculo restrito de Manuela Ferreira Leite terá algo que ver com isto. Mas cada nome tem uma explicação individual, que entronca no percurso político e profissional de cada um. Certo é que a partir de Outubro, eles estarão em Lisboa a representar-nos.

8 reacções:

Rui Silva | 14:09

A representar-NOS?
Enquanto não tivermos círculos uninominais, representam bem mais o partido do que a região de onde foram eleitos. E isto serve para qualquer organização.

Para quando algo que permita uma ligação maior entre eleitores e eleitos?

Tiago Laranjeiro | 15:57

Caro Rui,

Também eu advogo a ideia dos círculos uninominais. No entanto, sendo a "Assembleia da República é a assembleia representativa de todos os cidadãos portugueses" (artigo 147º da Constituição da República Portuguesa), são os deputados os nossos representantes. Não sou jurista, mas parece-me que a nossa Constituição não permite a compreensão do cargo de deputado como o representante apenas dos portugueses que o elegeram, mas da totalidade daqueles que constituem a Nação.


Quanto à lista em causa, orgulho-me dela, claro. Estou certo que a Francisca Almeida será uma grande mais-valia para a AR e para fazer chegar ao Parlamento a voz e as preocupações dos vimaranenses.

Tiago Laranjeiro | 16:08

Quanto a Emídio Guerreiro, fez um óptimo mandato nesta legislatura. Interventivo, desenvolveu intensa actividade na sua área de especialidade (Educação), o que lhe mereceu o convite para integrar a Secretaria-geral do PSD em Maio de 2008.

Quanto a Pedro Rodrigues, sei-o cheio de capacidades e potencial. Espero dele, como dos outros, esforço e trabalho em prol da Nação e na defesa desta região.

TPS | 19:45

"Quanto à lista em causa, orgulho-me dela, claro."
Claro que se orgulha, ou podíamos esperar outra coisa? Se ela fosse completamente diferente, orgulhava-se na mesma.
(Orgulha-se dela, mesmo a lista tendo um paraquedista que só selembrade Guimarães quando dá jeito e que tenha causado engulhos por ter deixado de fora quem já andava à procura de apartamento em Lisboa (refiro-me a certo advogado-pedreiro-livre).

Tiago Laranjeiro | 21:10

Caro TPS,

Gostei do seu comentário. Penso que está uma óptima lista, melhor do que a de há quatro anos, por exemplo. Só me parece positivo para o concelho que haja tantos vimaranenses em lugar elegível, tratando-se de gente capaz. Numa operação de paraquedistas não se avalia o resultado durante o voo, mas após pousar. Vamos ver como aterra...

Anónimo | 03:21

O que fez, até agora, Francisca Almeida? Dissertar sobre a feira semanal de Guimarães, apresentando um texto cheio de trocadilhos com a palavra "água"? Isso já lhe confere presença como deputada na Assembleia da República? E Carlos Vasconcelos, que se esfarrapa (por falar em feira), sempre em defesa do PSD? Não teria mais valor?
Carlos Gomes

Paulo Lopes Silva | 03:22

e que cota ia ele encher?...

Paulo Lopes Silva | 03:25

O comentário em forma de twit não permite ressalvar, o que faço agora, que não conheço a capacidade da pessoa em questão, e que admiro a competência política de Carlos Vasconcelos.