Aconteça o que acontecer...

Está feita história. Há um ano, por esta altura, ainda fazíamos contas à subida do Vitória. Este ano, com uma equipa barata, estamos a um passo de entrar, pelo menos, na pré-eliminatória da Champions. Aconteça o que acontecer na última jornada, esta é uma das melhores épocas da história do clube vimaranense, que será (a menos que algo anormal aconteça) o primeiro emblema fora das duas cidades que dominam a vida nacional, a marcar presença na prova maior do futebol mundial.

Falta um triunfo, no Domingo, frente ao Amadora, para que o Vitória iguale a sua melhor classificação de sempre (à qual já chegou três vezes). E, mesmo que pela frente venha um gigante do futebol mundial (Arsenal e Barcelona estão, por estes dias, nessa posição), nada vai tirar a Guimarães a festa de um jogo de Champions. Desde que Domingo não aconteça nada de anormal.

Lá para o final do campeonato vou debruçar-se com mais profundidade sobre esta temporada extraordinária da vida de um dos maiores clubes nacionais. Quanto ao jogo de ontem, foi, como disse Flávio, o jogo possível. Pareceu-me, tal como nas últimas deslocações., que Cajuda não quis mais. Não arriscou tanto como, por exemplo, na Maia, com o Leixões. Por isso, o 2º lugar fugiu, irremediavelmente. Fica-nos, no entanto, o gosto do terceiro posto. O qual depende apenas da nossa competência para ser assegurado.

Post scriptum – A azia dos adversários do Vitória levou-os a dizer que o clube de Guimarães foi levado ao colo durante a Liga. Foi o que se viu nas últimas três jornadas: um penalti em Coimbra, dois golos irregulares do Porto (que não apagam a vergonhosa prestação da equipa) e ontem uma expulsão perdoada a Alvim aos 10 minutos (pôs Carlitos no Hospital, obrigado a levar quatro pontos), um golo anulado e um penalti escandaloso, a dois minutos do fim. Dúvidas? Espreitem aqui e aqui.

Como diria o outro (e que saudades vou ter de o ver nas conferências de imprensa!): “Estão a puxar-nos para baixo”.

Foto: João Filipe Santos/VSC

2 reacções:

Anónimo | 01:04

Caro Samuel,

Estás redondamente enganado. O terceiro lugar não dá acesso à Liga dos Campeões... Apenas dá acesso à pré-eliminatória. Desejo que o Vitória chegue à Liga dos Campeões, mas isso só saberemos no início da próxima época.

Não nos precipitemos!

SicGloriaTransitMundi | 10:31

O "problema" vai ser a hipótese de nos calhar algum colosso na pré eliminatória...

Mas se nos calhar uma equipa média como um Artmedia ou um Basileia acho que temos hipóteses...