Parabéns ao meu jornal

Eu tinha quatro anos, mas lembro-me da excitação com que o meu pai chegou a casa com o jornal novo. Mal eu sabia que nascia ali uma relação que hoje completa 18 anos.

O Público é, desde essa data, o meu jornal, estivesse eu apenas a ver as fotografias (como em 1990), ou a treinar as primeira palavras lidas. Foi também dessa relação que nasceu a paixão pelo jornalismo e o desejo de fazer desta a minha profissão.

É por isso que o Público me diz tanto. Mas, emoções à parte, este é, por mérito próprio, o mais importante jornal nacional do nosso tempo. Todas as críticas que lhe possam ser feitas (e às quais junto por vezes a voz), não fazem apagar o excelente jornalismo que por lá se faz. E merece, portanto, os Parabéns.

Agora que aquelas páginas são o meu trabalho (e ainda sinto a casa demasiado grande), o Público é mesmo o meu jornal. Citando Rui Tavares na (excelente) crónica da última página de hoje: "Sim, é pessoal!".

1 reacções:

Dario Silva | 18:57

Acontece vezes frequentes que o exercício de uma profissão se sobrepõe a um estilo de vida (e vice-versa). E ser jornalista é uma dessas circunstâncias.

E ser jornalista hoje exige coragem. Não somos um país em guerra mas vamos fazer de conta que sim...

Ser jornalista é como ser fotógrafo, é como ser ferroviário: nem sempre é fácil mas depois de começar...
E o Público tem a virtude, pelo menos teve comigo, de ser uma roupagem com assinatura, com um estilo muito próprio, com defeitos e feitos que os marcam definitivamente para os anos que hão-de vir. Tive também o privilégio de ali estagiar em Fotografia no ano de 2001. E foram os 60 dias mais emotivos de que lembro.

Dario Silva.