À Champions!

Sorte, erros de arbitragem e muito sofrimento. Que importa? O Vitória venceu em Setúbal e subiu ao terceiro lugar. Melhor do que isso: está a dois pontos do segundo classificado, o Benfica, e recebe o clube de Lisboa na próxima jornada. Por isso, em Guimarães há ordem para sonhar.

Com a Champions. O plantel é limitado, mas Cajuda tem feito milagres. Além disso, Benfica e Sporting estão numa espécie de competição para ver quem perde mais pontos. E o Vitória tem que saber aproveitar isso.

Antes de mais, há que ganhar ao Benfica na próxima jornada. E para isso, os vitorianos vão precisar de estar unidos uma vez mais em torno da equipa. Há dois anos, com a mais miserável equipa de que há memória, foi possível ganhar ao Benfica, mercê de um "cordão humano" sem precedentes. Sem defender a repetição da iniciativa, ficava bem um novo momento de superação da família vitoriana.

Depois, a direcção tem que saber pensar a médio prazo. E, defendo eu, arrisca. Com os dois "grandes" de Lisboa em crise o Vitória tem uma oportunidade histórica de chegar à maior competição mundial de clubes de futebol. Vale 5 milhões de euros e muito prestígio. Por isso, apostar no mercado de Inverno tem que ser visto com outros olhos.

Emílio Macedo da Silva tem que conseguir manter a equipa intacta até ao fim da época. E é preciso contratar, pelo menos, três reforços, para posições bem identificadas. O clube está em crise, mas o apuramento para a Champions chega e sobra para equilibrar as contas no fim do ano.

post scriptum: Lamentável o apedrejamento do autocarro do Vitória à saída de Setúbal. Não é novidade (há dois anos foram os autocarros que levaram os adeptos de Guimarães na meia-final da Taça de Portugal a sentirem a fúria sadina).

3 reacções:

SicGloriaTransitMundi | 15:27

Se fossem apedrajados em Guimarães, quantas reportagens se fariam...

Em compensação, no nosso caso, só a imprensa local é que falou!

aL | 21:27

vendido! quanto muito acabam em terceiro, a seguir ao grande sporting! :)

Anónimo | 05:39

Gostei dessa do Cordão Humano. Desde já aqui fica o convite a todos os vimaranenses, para que uma vez mais seja formado um verdadeiro cordão humano, que pode significar o pontapé de arranque ao encontro de mais uma página da história deste grande clube.
A CHAMPIONS!...