Antigo Mercado Municipal


Conheça o projecto

Sinal +

Manter a fachada do antigo mercado, preservando assim uma das várias obras de Marques da Silva na cidade, é acertado. Como tenho dito em relação a outros projectos apresentados pela autarquia, manter a congruência da recuperação do património edificado tem tanto de óbvio como de acertado.

A edificação de um novo edifício museológico, a Casa da Memória, um museu apoiado nas tecnologias é o primeiro sinal de que pode haver vida na cultura vimaranense além de 2012. Ainda falta definir em concreto aquilo em que se tornará este “museu virtual”, mas o sinal dado é positivo.

Ao mesmo tempo, abrir a porta a uma colaboração estreita com a Sociedade Martins Sarmento – que até pode ter uma dimensão física – é justo, porque distingue o trabalho de excelência de uma das instituições mais importantes da região. Tal como no projecto do CampUrbis, a autarquia mostra estar atenta às mais-valias que tem dentro de portas.

A praça do antigo mercado será um novo espaço para a cidade. Um local onde o comércio e a cultura estarão integrados e que além do mais se apresenta como uma alternativa ao centro histórico nessas duas vertentes.

Ao mesmo tempo o projecto propõe que a ocupação não seja monocórdica, ou seja, por lá podem existir bares, restaurantes, lojas de flores e artesanato. Esta pode ser a melhor forma de garantir o sucesso de um novo espaço comercial.

Ao contrário do que propõem outros projectos agora apresentados, António Gradim quer manter as árvores existentes no antigo mercado como elemento importante da nova praça.

Sinal –

Mais um projecto, mais um parque de estacionamento. Ainda que as memórias descritivas dos projectos vão dizendo que a autarquia pretende apostar no transporte colectivo, a verdade é que a tendência é de constante do transporte individual. E todos sabemos dos problemas que essa solução traz para o ambiente.

A autarquia permite-lhe deixar a sua opinião aqui.

0 reacções: