Que comissário para o 2012

O Guimarães 2012 está em marcha. O presidente da câmara, António Magalhães, já adiantou que vai ser criada uma estrutura que coordene o processo, liderada por uma personalidade local ligada à cultura: “Teremos alguém que se responsabilize quer pelos projectos culturais, quer pelas obras em infra-estruturas e de recuperação urbana que forem necessárias”.

Não sei se Magalhães – e o Governo – estão a pensar em alguém com um perfil mais técnico ou numa figura de inegável projecção cultural que seja capaz de transmitir o seu prestígio ao evento. Mas penso que que faria mais sentido alguém com o segundo perfil. Nesse caso, José de Guimarães seria o nome certo para comissário do Guimarães 2012. Vimaranense, artista de relevo internacional, é o homem indicado para o lugar.

Bem sei que as relações entre o poder autárquico e José de Guimarães não são as melhores - tanto mais que a oposição local insiste em fazer gincana política com o nome do artista plástico –, mas a ocasião exige que se atirem estas “guerras” para trás das costas.

Se não for José de Guimarães, quem mais pode ser o comissário do CEC 2012? Façam as vossas apostas…

6 reacções:

Anónimo | 11:16

Podem sempre ressuscitar Freitas do Amaral...

Anónimo | 15:02

Ainda vai ser o Portilha...

Anónimo | 15:14

ó sr. anonymous, ja que podemos fazer ressurreições, entao porque não ressuscitar o Gil Vicente (o do teatrinho)

Anónimo | 15:44

Mortos, até Cristo teve dificuldades em "reerguer"

Cláudio Rodrigues | 10:44

Cá para mim vai ser MAIS UMA Empresa Municipal e não um comissário. O CCVF deveria também ter um Director independente da CMG e no entanto...

Anónimo | 02:52

visto que se tratará de uma estrutura e não apenas de um nome, eu juntaria José de Guimarãe, Manoel de Olvieira, Armindo Cachada, se ainda alguém sobrar por esses tempos alguém ligado aos inicios do CAR(numa tentativa de olhar também para o que ainda aqui temos), Isabel Fernandes, e não podia faltar representações das festas Nicolinas ( que nesse ano teriam que ser monumentais!)...alguns nomes so para tentar adivinhar