Marcas
Nos dias de hoje há uma grande preocupação dos responsáveis pela gestão das cidades de as promoverem. As cidades, em particular as mais antigas, com uma história e património edificado e imaterial interessantes, vêem na sua promoção enquanto centros urbanos com uma identidade própria uma oportunidade para atraírem turismo, habitantes e investimento. No final da década de 1970, foi isso que fez Nova Iorque, quando criou a marca I Love NY, um conceito replicado em muitas outras cidades do mundo.
Nos últimos anos, esta tendência chegou a Portugal, primeiro através de slogans (Guimarães, neste aspecto, parece-me ter sido pioneira com o seu "Aqui Nasceu Portugal" escrito na muralha), mais recentemente com a criação de marcas propriamente ditas. Foi o que aconteceu em Viana do Castelo. Após vários anos de política autárquica vocacionada para a reinvenção da cidade, através da recuperação do centro histórico e a aposta em novos edifícios com traços arquitectónicos característicos, que hoje atraem, por si, um grande número de turistas, a Câmara Municipal julgou ter chegado a altura de complementar este esforço com a criação de um símbolo que caracterize a cidade e a possa publicitar interna e externamente. Viana do Castelo era já promovida como sendo a cidade dos namorados, mas foi necessário renovar esse conceito. No dia 2 de Agosto de 2010, foi apresentada a marca "Viana Fica no Coração".
À falta de outros elementos distintivos que encarnassem o espírito da urbe (como o comprovou o estudo que esteve na base da criação), a conclusão a que se chegou foi que os vianenses sentiam um forte apego à sua cidade, um grande amor. E foi inspirado nesta questão dos afectos, relacionando-os com a arte da filigrana típica da região e aos lenços dos namorados que surgiu esta marca. Quando, na semana passada, conheci esta marca e o que esteve por detrás dele, não pude deixar de notar as semelhanças entre esta e a da CEC2012: o logotipo propriamente dito, o conceito, aquilo a que pretende apelar e, até, os cinco dias que separaram a apresentação pública de ambas.
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