Ainda a marca


O logótipo de Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012 foi apresentado no passado dia 28 de Julho. Na blogosfera, as reacções foram negativas. Na rua, a sensação que me dá não é a mesma. Depois de uma operação de marketing para o lançamento do logótipo, começamos a ser inundados pelos corações da CEC: vemo-lo à porta de estabelecimentos comerciais, na imprensa, entra-nos em casa num envelope com um panfleto com uma pequena "memória descritiva".

Passada pouco mais de uma semana desde a sua apresentação, proponho-me a fazer um pequeno balanço do "fenómeno" (até porque estamos em Agosto e falar de coisas mais sérias, como o murro na mesa de Magalhães, torna-se aborrecido). Há um aspecto positivo de que dificilmente se poderá discordar: o logótipo, pensado para ser mutável, cada um pode adaptá-lo, ou melhor, personalizá-lo à sua vontade, criando novos corações. "Por isso a nossa marca não tem só uma versão. Terá todas as que a imaginação de cada um criar", diz o referido panfleto. Este aspecto, aliado ao facto de ser facilmente identificável e de apelar à emoção, em particular ao amor pela sua terra, poderá levar os vimaranenses a aderirem a este projecto como ainda não se conseguiu que aderissem.

No entanto, há um outro aspecto que me parece mais controverso. O facto, precisamente, de se tratar de um coração. Este apelo explícito à emoção acaba por parecer fácil demais. E soa a "déjá-vu". O que não falta por aí são precisamente logótipos com corações. O exemplo mais conhecido é o da marca "I love NY", criada na década de 1970 para promover Nova Iorque.


Até existe uma conhecida (e também controversa) versão vimaranense deste conceito, o "I love Gmr".

Fotografia daqui.

Mas também há exemplos nacionais de marcas criadas com o mesmo conceito por trás. Lembram-se do logótipo do Euro 2004?


Só o tempo dirá se esta foi ou não uma aposta bem sucedida. A capacidade de regeneração do logótipo será certamente uma mais-valia. Mas certo é que não se trata de uma grande inovação.

2 reacções:

Rui Silva | 19:49

Mais do que outra coisa qualquer, é na ideia essencial desta Capital Europeia da Cultura: a indústria criativa, que acho poder-se ter ido mais longe no risco, apanágio do que, imagino, se pretenda para os próximos tempos no burgo.

O logo acaba sempre, quase como o próprio sítio na internet, por simbolizar a essência dos projectos. E tanto num quanto noutro, estamos muito na média do que se faz por aí.

Se é assim que se pretende atrair a criativade...

Rui Silva | 19:50

(errata): criatividade...