Tiro ao Lado

O Papa Bento XVI diz que ninguém é proprietário da própria vida. Alguém que o acorde e lhe diga que estamos no séc. XXI, onde a vida é um bem essencial e cada um tem a consciência do seu ser, não um bem descartável, ao abrigo de quem tivesse poder, como no tempo de Abraão.

E no séc. XXI, ao contrário dos tempos sombrios da Idade Média, as pessoas que acreditam têm a coragem de decidir o seu destino e serem julgadas por quem de direito, na passagem desta para outra vida, e não pelos comuns mortais, sabe-se lá com que defeitos.

E por falar em defeitos, parece que existem cerca de 100 clérigos envolvidos em escândalo pedófilo em escolas catélicas alemãs.

Cem! Não 1, não 2, mas 100! Juntando isto aos escândalos na Irlanda e nos Estados Unidos parece-me que seria mais correcto à Igreja Católica virar-se para dentro e tentar moralizar, no sentido literal, as próprias hostes, antes de condenar o resto do mundo.

São notícias destas que me fazem questionar porque, ainda hoje, há pessoas no mundo que se acham moralmente superiores às outras. Não fosse a falta de honestidade e capitulavam num dos principais mandamentos católicos: a modéstia.

1 reacções:

Tiago Laranjeiro | 17:50

Caro Rui,

Acontece que quando o Papa fala, aqueles a quem se dirige são, em primeiro lugar, os católicos. Pelo que estes representam na sociedade, as suas mensagens tendem a ser amplamente difundidas (e frequentemente deturpadas) na comunicação social. As suas palavras pretendem ter um papel director na conduta moral dos fiéis.

E as suas palavras são em tudo coerentes com a doutrina da ICAR.

Sobre as críticas aos terríveis casos de pedofilia, este é um Papa que tem dado enorme atenção a esses escândalos, tendo por diversas vezes falado, interna e publicamente, nos mesmo, condenando-os.