2012 já ali

Com 2012 a caminho, e com todas as questões, dúvidas e anseios que isso levanta, chega a Guimarães uma boa notícia para o que de Cultura já se produz na "cidade-berço". Parabéns ao Teatro Oficina! Ainda não se sabe se vence, pelo menos até logo à noite (a ver em directo na RTP1), mas só a nomeação já merece o reconhecimento. 

11 reacções:

Anónimo | 12:23

Tem a certeza que eles vão estar em 2012? É que li uma entrevista do encenador ao Povo de Guimarães e ele diz que ainda nem com ele falaram...

Paulo Lopes Silva | 12:29

Não estou a par de nenhuma informação que aponte o final do Teatro Oficina nos próximos 2 anos. Por isso acredito que cheguem a 2012 a trabalhar bem como até aqui.

Paulo Lopes Silva | 12:31

Mas se o Anónimo souber alguma informação, o Colina Sagrada não tem problemas em ser o placard em que ela ficará afixada.

Anónimo | 13:11

Vá ver os Estatutos da Fundação e a forma como eles deixam antever que, depois da CEC, eles assumam a programação cultural em Guimarães. Vá ver como eles podem gerir as estruturas culturais da cidade, porque assim foi decidido por todos os partidos que assinaram de cruz. Acha que haverá Oficina depois disto? Só se for para as cantarinhas e as Gulaterianas.

E o Teatro Oficina funcionará enquanto houver dinheiro. Quando deixar de haver, kaput.

Rui Silva | 15:32

São duas coisas distintas, a sobrevivência do Teatro Oficina e o assumir da programação cultural em Guimarães por parte da Fundação.

Como diz, e bem, A Oficina foi criada para preversar as artes tradicionais de Guimarães, as cantarinhas e as Gualterianas, entre outras coisas. A gestão do CCVF foi uma actividade fora do âmbito da Oficina, que foi atribuída temporariamente e acabou por se tornar posteriormente na solução possível.

Rui Silva | 15:33

Errata: preservar e não preversar.

Tiago Laranjeiro | 18:26

Nos Estatutos da Fundação de facto prevê-se que esta venha a assumir a gestão dos equipamentos e a programação cultural na cidade. Mas programação não é produção, e produção é o que faz o Teatro Oficina, que funciona na dependência d'A Oficina.

De qualquer forma, tanto quanto sei, não está fechado (nem sequer discutido) a assumpção por parte da Fundação da gestão das infra-estruturas. Sobre isto, convém também recordar as palavras de José Bastos (director executivo d'A Oficina) ao Público no dia 17 de Janeiro passado, em que lamenta não ter havido qualquer articulação até ao momento com a Fundação sobre a programação para este ano.

Anónimo | 10:15

GANHÁMOS!!!

Anónimo | 12:24

Vi agora na GuimarãesTV. Muito bom. Excelente prémio.

Anónimo | 03:06

Anónimo das 13:11 o teatro oficina vai acabar?Não me diga que é bruxo? Mas que pessimismo!
E que eu saiba, qualquer em quase todas as instituições o seu funcionamento só é possível quando existe "money", logo não está a dar nenhuma novidade. Apenas mostra que é um pessimista.

Anónimo | 10:18

O Teatro Oficina tem "pernas para andar"!!!

Basta darem uma vista de olhos na página www.aoficina.pt e estarem um bocadinho atentos à realidade desta estrutura, com as suas aulas de teatro, cursos e formações nessa área para perceberem que é um projecto sólido e com futuro!