Conversas Autárquicas - Rosa Guimarães (CDU)

Rosa Guimarães divide actualmente a liderança do grupo parlamentar da CDU na Assembleia Municipal com Cândido Capela Dias. É novamente a número dois da lista da coligação PCP-PEV àquele órgão autárquico. À mesa do Vira-Bar, explicou ao Colina Sagrada algumas das propostas defendidas no programa eleitoral autárquico.

A CDU aposta na eleição de dois vereadores na câmara de Guimarães nas próximas eleições. “Estamos confiantes, mas não será fácil”, avalia Rosa Guimarães. Um aumento de votação poderia garantir um lugar aos comunistas no próximo executivo eleitoral, objectivo que não tem sido escondido pelo partido.


Assumi-lo, acredita Rosa Guimarães, não fragiliza a candidatura junto do eleitorado. “O objectivo não é propriamente governar com o PS, mas a CDU não se põe de fora das suas responsabilidades”, afirma


Para a deputada municipal comunista, primordial é que o PS não tenha maioria absoluta por mais quatro anos. Rosa Guimarães considera a governação de 20 anos de António Magalhães “chata” e acusa-o de ter acabado com os movimentos culturais existentes na cidade: “Hoje não se passa nada em Guimarães”.


Proposta da CDU


A CDU dá prioridade às medidas sociais no seu programa. Defendendo propostas de apoio às rendas de casa, ao consumo de água e energia e de atribuição de bolsas de estudo especiais para famílias em situação de carências, Rosa Guimarães diz essa deve ser tarefa da câmara, mesmo que isso implique aumento das despesas. “Somos o distrito com mais desemprego, com o salário mais baixo. É uma questão de prioridades”.


Ainda assim, esclarece a deputada municipal, a política social defendida “não é assistencialista”: “Este tipo de medidas são para acudir a uma situação urgente. Não defendemos isso como política continuada, mas o momento muito especial em todo o mundo”.


A coligação PCP-PEV quer também que os TUG sejam municipalizados, lamentando que o PS tenha rejeitado há poucas semanas uma proposta da CDU para a criação de um observatório para questões de transportes. Em matéria de mobilidade, a CDU quer também que a linha de caminho-de-ferro de Guimarães seja utilizada por veículos mais pequenos entre Lordelo e a cidade, para facilitar as comunicações com a zona sul do concelho.


Apesar de as propostas eleitorais da CDU para a área da cultura irem muito além da CEC 2012, Rosa Guimarães defende a importância do evento e espera que “aconteça qualquer coisa que não sejam só os espectáculos”. “A câmara tem uma visão da cultura à base da política de espectáculo e não esta preocupada em criar raízes de crescimento”, critica.


Recusando uma programação de espectáculos efémeros para 2012, a deputado comunista defende que a CEC deve servir para “pegar naquilo que ainda existe do movimento associativo e cultural em Guimarães e por essa gente a trabalhar no evento”.



As Conversas Autárquicas organizadas pelo Colina Sagrada têm o patrocínio do restaurante e cervejaria Vira-Bar, na Alameda de S. Dâmaso, em Guimarães.

0 reacções: