Autárquicas 2009: Os resultados (II)

Não há margem para dúvidas que António Magalhães consegue mobilizar mais votantes do que o seu partido. O PS vale menos quase 4000 votos na Assembleia Municipal. Ainda assim recupera face a 2005 e tem mais três mandatos. Confirma neste órgão a vitória fortíssima alcançada na câmara.


Também o PSD confirma na AM a tendência de quebra nestas eleições. A perde de votantes faz com que o partido eleja menos dois deputados municipais, um dos quais até era uma das novidades da lista (Esser Jorge). O mesmo vale para a CDU, que confirma a erosão de votos (menos 1700) e de eleitos (menos dois deputados).


O BE ganha 800 votos, mas não chega para aumentar a representação na AM e o MRPP desaparece. Mesmo com toda a mediatização à volta do partido, desaparece o último eleito autárquico do PCTP, mesmo que tenham sido apenas 200 os votos perdidos em relação a 2005.


Também na AM, o CDS vence e aqui com consequências práticas. Rui Barreira e Nuno Vieira e Brito conseguem praticamente duplicar a votação e eleger quatro deputados na AM, o que lhe dará mais voz nos próximos quatro anos.

0 reacções: