Autárquicas 2009: Os programas eleitorais – PS

Quem acha que Guimarães é um concelho com grande qualidade de vida e bem governada deve votar PS. O programa eleitoral do partido usa e abusa de verbos como “prosseguir”, “reforçar”, “continuar”. Não há praticamente novas ideias, projectos surpreendentes. Os socialistas estão confortáveis no poder e prometem a mesma receita para os próximos quatro anos.


A única novidade em termos económicos apresentada pelo PS é a criação de um Centro de Serviços ao Empresário. Não conhecendo o seu modo de funcionamento, antecipo que pode ser um instrumento útil. De resto, o programa insiste na importância (que reconheço) do AvePark, da Escola Formação Profissional do CampUrbis e do cluster de indústrias criativas a desenvolver no âmbito da CEC.


2012 ocupa, aliás, um quarto do programa eleitoral socialista. Sem nenhuma novidade a não ser a citação do projecto apresentado em Bruxelas e pouca gente conhece. CampUrbis, Plataforma das Artes, renovação do Toural, Alameda e Colina Sagrada, Veiga de Creixomil, Laboratório da Paisagem, Ampliação da Biblioteca, Extensão do Museu Alberto Sampaio e Casa da Memória são projectos de todos conhecidos para a CEC e que fazem o grosso da obra prevista pelo PS para os próximos quatro anos. Com a vantagem de, no documento, estarem explicados com uma clareza nunca vista.


O PS volta a prometer desta vez a construção de piscinas municipais nas vilas e coloca no documento uma proposta já anunciada pela câmara para o alargamento das ciclovias e renovação da ligação a Fafe. No desporto, a câmara propõe ainda a criação de um campo de futebol sintético municipal (na cidade desportiva, supõe-se) e o início do processo tendo em vista a abertura de um campo de golfe em Guimarães.


Acho estranho que o PS defensa o policentrismo e aposta nas vilas quando a prática desmente essa prioridade. O programa socialista dá também grande importância ao ambiente e à proteicas civil, áreas “silenciosas” onda a câmara tem feito um excelente trabalho. Nesta área, a novidade é a criação de centro de interpretação ambiental na casa agrícola da quinta de Monchique.


Na área da mobilidade o PS aposta em velhas bandeiras como o excelente programa MobiGuimarães, que vem do mandato anterior, a segunda fase da circular sul-nascente, que era prometida há quatro anos, e o desnivelamento do nó de Silvares, que foi ainda mais atado por estes dias.


Por último, olho para as propostas do PS em relação aos TUG e não fico satisfeito. O programa antecipa a necessidade de nova concessão dos transportes e estabelece algumas condicionantes: Melhorar o acesso para pessoas com mobilidade condicionada, os horários e frequência dos circuitos, a diminuição da idade média dos veículos e a sua substituição por veículos menos poluentes ou mais pequenos no serviço urbano. Não vai mais longe do que um pequeno partido como o BE e esquece necessidades básicas de um serviço de transportes decente. Com estas condições de contrato, a Arriva pode ficar descansada.


O programa do PS pode ser encontrado na íntegra no site do partido

2 reacções:

Fernando Dacosta | 23:51

Quanto tempo esteve Salazar no poder ? E Magalhães ?

Samuel Silva | 10:58

36. 20. Com aquela piquena diferença das eleições livres.
Se a ideia era comparar situações não foi lá muito feliz.