Autárquicas 2009: As freguesias


Nas juntas de freguesia só há três partidos em Guimarães. Mas enquanto PS e PSD têm vitórias e derrotas, a CDU tem muito pouco com o que se satisfazer.


Os comunistas perderam metade das freguesias em que eram poder. Mantém apenas os bastiões operários Gondar e Pevidém.


Já o PSD tem alguns bons resultados (excelentes em alguns casos), o que ajuda a sustentar a ideia de que os maus resultados para a câmara têm mais que ver com a forma como foi conduzida a campanha de Vítor Ferreira do que propriamente por falta de simpatia da população para com o partido.


Os social-democratas mantêm o poder nas três juntas do velho núcleo urbano e alcançam triunfos curtos em Santo Estêvão de Briteiros, S. Salvador de Briteiros, ou Longos. As lideranças marcantes em S. Torcato e Ronfe são recompensadas com vitórias folgadas. Marcantes são as vitórias em São Martinho de Sande e S. Lourenço de Selho, retiradas ao PS, e sobretudo em Silvares, um velho feudo socialista.


O grande destaque do PSD nas freguesias vai para as Taipas. Constantino Veiga reforça a maioria absoluta a castiga uma campanha rica em meios mas catastrófica na gestão feita pelo PS na vila mais importante do concelho.


Do lado oposto está a vitória conseguida pelo PS em Urgezes. A liderança social-democrata confiou nas vitórias anteriores e na ajuda da igreja, mas acabou derrotada por um jovem advogado.


Miguel Oliveira fez uma campanha exemplar. Andava no terreno desde Abril e deu uma lição de humildade democrática e trabalho de proximidade. Foi premiado com uma vitória folgada (por mais de 500 votos, numa freguesia que já se decidiu por poucas dezenas) que lhe permite liderar uma das localidades mais importantes da cidade.


O PS consegue também uma vitória histórica em Aldão e mantém os bastiões Polvoreira, Brito, São Martinho de Candoso e a grosso da área rural. Não consegue inverter as derrotas no centro da cidade, algo que o partido devia analisar.


Nas contas finais o PS ganha mais três freguesias e também aqui é o grande vencedor. O PSD perde duas e uma outra em que concorria coligado com o PP.

13 reacções:

Anónimo | 02:02

Brito é um "feudo" PS com 4 anos.

Samuel Silva | 10:59

Brito é um feudo de José Dias.

Anónimo | 12:04

Sem querer tirar brilho ao triunfo de Miguel Oliveira, convém não esquecer um pormenor fundamental. Urgezes é uma freguesia marcadamente socialista, como são outras do concelho de Guimarães. O PS perdeu Urgezes porque o anterior Presidente de Junta Socialista tinha "deixado" de ser Presidente de Junta. Respondia torto aos seus munícipes, delegava funções no secretário, não atendia os cidadãos, fazia-se representar e não comparecia aos eventos, empinava sempre o nariz, achava-se o maior. A população castigou-o com a mudança de poder para o PSD. E bem. Agora, surgiu uma alternativa jovem, que inspira confiança. O PS voltou ao poder, em Urgezes. E bem. Porque Urgezes é socialista por natureza.

Abraço amigo desde a Maina (Urgezes).
Paulo Cunha

Anónimo | 13:21

Cumpre desde já felicitar o Miguel Oliveira pela excelente vitoria. Acompanhei em grande parte a sua campanha e da sua equipa, da qual também fiz parte. Portanto, estou orgulhoso pelo feito alcançado. Obviamente que a freguesia é socialista, mas a mensagem teria que passar cedo, tal como o fez desde logo desde Abril. Deu-se a conhecer e as pessoas foram ouvidas. Sobretudo perceberam que poderiam no seu voto, mais de esquerda, ter agora sim uma alternativa séria. Tratou-se portanto de votar na pessoa e de potenciar aqueles que em geral votam partido socialista.
Julguemos agora outros factos: o PS não perdeu Urgezes pelo antigo presidente da Junta. Quem afirma tal é pouco conhecedor da realidade dos episódios da sucessão de mais de 20 anos em Urgeses. Certo o facto que a renovação poderia ter acontecido mais cedo e aliás era aconselhavel. Certo que eventualmente não se preparou a sucessão atempadamente e com o devido cuidado. Todavia, lembro, em primeiro lugar o ex presidente da Junta socialista não foi candidato. Alias entre escolhas destes e daqueles nunca foi. Houve sim diferentes candidatos e até facções internas no Partido em Urgeses. Foi claro. Houve mesmo candidatos escolhidos pela concelhia do PS de Guimarães que não chegaram a ser. Alias este processo voltou recentemente. Tivmeos durante meses mais um candidato escolhido pela concelhia da Guimarães que não chegou a ser. Sendo eu natural de Urgeses percebo perfeitamente a forma e as forças desta freguesia. Sei quem pode e reune tais condições. Foi nessa força que o Miguel, e bem, se formou. Foi so assim que foi possivel ganhar. Todavia, ainda no episodio da sucessão há quem tenha a memoria bem curta. O PS (e sim são votos socialistas) tem nas urnas mais de 60 votos em branco nessa eleição e perde por 7 votos. Pensem nisso e entendam que o que seria á partida uma sucessão com suas vicissitudes foi claramente perdida dentro do partido em Urgeses. Hoje tal situaçáo já não se coloca, mas sobretudo porque não somos todos iguais e existem interesses superiores a mesquinhez pessoal de alguns individuos...

Anónimo | 19:18

Caro anónimo das 13:21,
Desconheço guerras intestinais do aparelho concelhio e nem é isso que vem ao caso. O que interessa dizer (porque é verdade) é que a população estava farta do antigo Presidente de Junta SOCIALISTA. Eu próprio fui vítima, diversas vezes, da sua azia e má disposição. Se ele estava cansado de estar no poder, só tinha uma solução: render a guarda. Não o fez. A população encarregou-se de lhe indicar o caminho. O resto, a mim, não me interessa.

Abraço amigo desde a Maina (UrgeZes, com Z. Nem parece que o senhor anónimo vive em Urgezes. Ou será que vive em Pinhe...?)
Paulo Cunha

Anónimo | 19:38

Há para aí uma carga de azia.... Festeja a vitória, mas vira-se contra o passado do PS na freguesia. Adora o Miguel Oliveira, mas lança bocas sobre a morada ser Urgezes ou Pinheiro. é impressão minha ou este é o tipo de gente que a opinião muda conforme o vento?

Anónimo | 19:58

"Agora, surgiu uma alternativa jovem, que inspira confiança. O PS voltou ao poder, em Urgezes. E bem. Porque Urgezes é socialista por natureza."

Onde é que eu digo mal do Miguel? Essa mente é que é preversa. Constatei factos. É mentira?
Ou o que eu disse no segundo post (acerca de Pinhe...) serviu-lhe a carapuça?

Abraço,
PC - Maina, Urgezes.
(Não custa nada escrever direito, caro anónimo)

Anónimo | 20:01

Lê mal ou é só burro? Eu digo que falou bem do Miguel Oliveira, e depois veio com bocas sobre ser Pinheiro ou Urgezes.
"Adora o Miguel Oliveira, mas lança bocas sobre a morada ser Urgezes ou Pinheiro."

Deu para ler direito agora?

Eu não sou o Anónimo anterior. Daí o Urgezes com Z.

Paulo Lopes Silva | 20:06

Pede-se moderação na discussão. Toda a discussão que estão a ter pode ter interesse para quem conheça a situação (eu pessoalmente desconheço grande parte dos factos), mas novo uso de insultos obrigará a que se retire um comentário por inteiro, perdendo-se a mais valia de uma conversa aberta que a blogoesfera nos dá.

Anónimo | 18:48

O Paulo Lopes Silva tem razão. Que baixeza de discurso e que falta de argumentação. Lamentável.

"Adora o Miguel Oliveira, mas lança bocas sobre a morada ser Urgezes ou Pinheiro."

Não constatei factos? Ah! Se se identificasse, eu saberia quem era o anónimo do Z e o anónimo sem Z.

Paulo Cunha (da mui nobre e leal Maina)

Anónimo | 20:56

Caro Paulo Cunha,

A mim também porque me importam as guerras do aparelho concelhio. Mas também não foi isso que disse ou queria dizer: eu falei do PS Urgezes. Ai sim ouve guerra e não provocada pelo antigo presidente da junta. Ou seja, confirma com tal afirmação que não sabe do que falo e nem sequer realmente importa, pois é passado. Só volto a dizer que a mesquinhez de alguns não é, e ainda bem para os interesses de Urgezes, igual para todos nós.
De resto esta é a justificação para a derrota do PS em Urgezes há 8 anos. É sobretudo por aqui a que se soma o desgaste normal de demasiado tempo no poder. Quanto ao resto parece-me que a azia é sua e a questão não passa de pessoal pelo que não servirá como diz para julgar as intenções da população de Urgeses na data.
Cumprimentos

Anónimo | 21:13

Ouve = Houve, como é obvio...

bino | 01:52

só é pena o ulisses ser o último a saber - como todos