Os públicos do Vila Flor e a CEC


O estudo de públicos do CCVF analisou uma perspectiva que me pareceu interessante, particularmente do ponto de vista da imagem externa de Guimarães. Os investigadores pediram aos espectadores que destacassem as três ideias que associaram a Guimarães.


A primeira ideia tem muito a ver com o Património. Cidade-Berço, Castelo, História e D. Afonso Henriques foram as ideias mais referidas, mas logo seguidas de Cultura. Na segunda e terceira ideias associadas a Guimarães, o maior número de respostas dadas foi precisamente Cultura. Tratando-se de questões de resposta aberta os dados têm ainda mais valor. De facto, Guimarães é hoje uma cidade associada nacionalmente à cultura, como o estudo demonstra.


O trabalho dos sociólogos da UP tentou também entender a percepção dos públicos acerca da CEC 2012. A maioria das pessoas entende o evento como uma oportunidade de promoção da história e do património da cidade, mas também para a sua renovação urbana, para a melhoria do espaço público e para um reposicionamento internacional de Guimarães. No entanto, os espectadores do CCVF temem que o evento possa tornar-se elitista e que não tenha continuidade no tempo para além de 2012 e apontam como fraquezas do projecto as fracas perspectivas de continuidade e a possibilidade de o evento ser apenas muito mediatizado, mas pouco concretizado.

2 reacções:

Rui Silva | 17:36

É muito importante fazer este tipo de estudos e, com a sua publicação e discussão, poderemos chegar a conclusões interessantes.

Em jeito de complemento, também poderia ser interessante tentar perceber qual a imagem/visibilidade que o CCVF tem para os habitantes que não o costumam frequentar, principalmente nas periferias do concelho.

Anónimo | 17:05

O VilaFlor é já um símbolo de Guimarães. A todos os níveis do ponto de vista sócio/cultural.
Precisa no entanto de mais público e especialmente de passar para algumas pessoas a ideia que de facto não é mesmo um espaço elitista. Que de facto não o é.
Pessoalmente adoro o CCVF, e pelo que me é dado perceber, as pessoas começam a gostar cada vez mais.