O reinado mais longo


A National Geographic deste mês dedica uma reportagem de 20 páginas a D. Afonso Henriques. Guimarães é obviamente incontornável no artigo e nas fotografias que o documentam. Mas não é só Guimarães que está lá, obviamente.

Esta é uma peça interessante, que sublinha o papel de Braga na formação do país, aborda ao de leve a questiúncula de Viseu com erros à mistura, fala de Coimbra, de Lisboa e do grande plano internacional de reconquista de que Portugal foi apenas uma ferramenta. Além disso, evoca a construção do mito à volta do primeiro rei, uma dimensão incontornável da forma como Afonso é hoje absorvido popularmente. E, quanto a mim, a mais interessante.

PS - No meu quiosque habitual a NG já tinha esgotado. No outro mais próximo também. No local onde a comprei já era o último número. Quando o assunto é Afonso Henriques, Guimarães mobiliza-se como em nenhuma outra causa.

4 reacções:

Cesar | 13:12

Boas...
Gostei de saber da reportagem sobre o "avozinho" Henriques, no entanto, o teu post fala da importância de...
Braga...
Coimbra...
Porto...
Viseu...
Lisboa...e Guimarães?!!...Fica pra quem?? pro Pai Natal?...

Ainda não li o artigo, no entanto, espero que a nossa cidade não seja esquecida..

Parabéns pelo Blog que já começa a ser uma referência, para mim, de Guimarães na blogosfera.

Samuel Silva | 13:15

Caro,

Eu digo isso logo no primeiro parágrafo. Guimarães está lá, até nas fotos (há uma bandeira do Vitória, até), porque é incontornável. Mas as outras cidades marcantes na vida do primeiro rei e da afirmação de Portugal como país reconhecido também são abordadas. E isso chamou-me à atenção porque nem sempre acontece na imprensa (ainda que a NG seja de uma imprensa diferente...).

Cotinue a passar por aqui...

Unknown | 13:10

eh pa desculpa la entao o mau jeito...a minha leitura foi na diagonal e, por isso, não dei conta da nossa cidade...

Cumps...

Unknown | 13:10

eh pa desculpa la entao o mau jeito...a minha leitura foi na diagonal e, por isso, não dei conta da nossa cidade...

Cumps...