Das listas autárquicas (V)

Foto Notícias de Guimarães

António Magalhães tinha dito que “ia ao mercado” buscar um vereador para o Urbanismo. A Lei da Paridade também já obrigava a uma alteração na lista socialista. A solução acabou por não ser tão ousada quanto se supunha das palavras do autarca.


Alexandra Gesta, ex-estrela do Património vimaranense, técnica proscrita e agora recuperada, é a grande novidade. Mas Magalhães põe ter oferecido um presente envenenado à arquitecta. O Bloco, o PCP e a crise social podem pôr em causa a maioria absoluta. E Gesta é precisamente a número seis, ou seja, a vereadora que pode “desempatar” a contenda. A arquitecta pode, por isso, expor-se em demasia para depois…volta ao gabinete técnico.


A outra novidade é a saída de Armindo Costa e Silva, que até sai com um bom trabalho feito e uma das obras do último mandato no currículo. O seu substituto é Amadeu Portilha, que depois de ter chegado à vereação em face da saída de Júlio Mendes, tem agora um lugar à medida do trabalho partidário que protagoniza e das suas próprias ambições.


Nos primeiros lugares da lista não há alterações. Mas parece-me relevante o sétimo lugar de José Luís Araújo. As negociações falhadas para a lista de deputados à Assembleia da República terão algo que ver com isto.

8 reacções:

José Luís Oliveira | 15:11

Interessante a sua análise política...
Não concordando com tudo, revejo-me em muito do que escreve e, acima de tudo, descortino alguma inteligência e honestidade intectual naquilo que escreve.

Anónimo | 17:56

Armindo Costa e Silva sai com um bom trabalho?
Mas alguém conhece o trabalho deste futuro ex vereador?
Olhem para o curriculum:
1- É o vereador do ambiente de um concelho onde se abatem arvores como quem fuma 1 cigarro;
2- Em termos de qualidade do ar temos parêmtros muito acima dos mínimos ditos de qualidade;
3- Temos um dos rios mais poluídos do concelho (O ave é um esgoto);
4- Um aterro sanitário atolado de lixo desgovernadamente;
5- Explorações de pedra (Airão, Gonça, Souto e Gondomar) que são atentados ambientais em permanência;
6- O sistema de recolha de lixo municipal é um buraco;
7- A ribeira de couros é uma fossa;
Bom este vereador nada fez para contrariar o que descrevi.

Paulo Lopes Silva | 03:39

Costa e Silva vai para onde é necessário e pode realizar um trabalho à altura das suas qualificações. Não que como vereador do Ambiente não esteja bem, mas porque é preciso alguém com o seu conhecimento para gerir a Vimágua aquando da saída de António Castro.

Caro anónimo 17:56,
registo com especial humor e carinho pela afirmação este ponto:
" 3- Temos um dos rios mais poluídos do concelho (O ave é um esgoto);"

casimirosilva | 10:33

Quem diz que o Ave (no concelho de Guimarães) está poluído está a brincar ou distraído ou então nunca saiu mesmo de casa.

Sobre o vereador,
quem escreve assim tem uma valente dor de cotovelo pelo trabalho desenvolvido por Costa e Silva ou anda mesmo de cabeça no ar a ver passar aviões.

E depois não tem coragem de assumir tantas "verdades" de que se diz senhor.

Anónimo | 13:39

O Ave não está poluído?
Caro casimirosilva, passe em gondar, ronfe, brito, campelos, etc, etc e diga-nos alguma coisa.
Passe na ribeira de couros e na de Sta Luzia e constate que não são uma fossa a ceu aberto.
Depois diganos se o veredador do ambiente não tem responsabilidade? Tem sim senhor, tem a responsabilidade politica de responder sobre o estado do ambiente na nossa terra.

Paulo Lopes Silva | 13:43

Se tivéssemos um dos rios mais poluídos do concelho de Faro é que eu estava preocupado. É aqui que está o humor da citação que fiz...

casimirosilva | 13:55

Sei muito bem do que falo, seja em Gondar, Ronfe, Brito ou Ronfe. O Ave, sem estar totalmente limpo, está muito bom. (Lembro que escrevi concelho de Guimarães).

Para informação, embora anónimos não o mereçam, o Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave ou o Sistema Intermunicipal de Água e Saneamento do Vale do Ave nada têm a ver com Costa e Silva.


Mas continua a existir gente que adora misturar coisa. E então quando pensa que sabe do que fala, são autênticos doutores. Lamentavelmente nunca se sabe quem são. Incendeiam, incendeiam, mas...

tr | 01:40

quanto à ribeira de couros
http://www.cm-guimaraes.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=16771,
tudo virá a seu tempo