Boas notícias para a CEC!


José Sócrates é hoje o homem do dia. Com debate no Parlamento, moção de censura e entrevista à noite, o nosso Primeiro-Ministro teve um dia preenchido. Confesso que estive todo o dia ocupado com outras coisas para prestar grande atenção às horas a que teve direito em discurso directo na televisão. Mas não posso deixar passar em branco uma declaração sua, em que assumiu, pela primeira vez talvez na sua vida, que errou. Disse que deveria ter investido mais na Cultura. Já não é mau admitir um erro entre muitos, sendo o pior dos quais ter decidido dedicar o seu tempo à política nacional.

Ora, como à partida o Primeiro-Ministro é um homem comprometido com o país, estou em crer que irá tentar corrigir os seus erros. Pode começar, por exemplo, por aumentar a dotação do Governo à Capital Europeia da Cultura de 2012. Afinal, e se considerarmos como possível a mais que improvável reeleição no Outono, será o mais importante evento cultural a ocorrer em Portugal enquanto está à frente do Governo. Bem sei que os projectos estão a ser pensados para 111 milhões de euros, mas se vierem mais uns trocos certamente que daí não advirá qualquer mal... Se pensarmos bem, o Estado investiu muito mais que isso numa empresa aqui perto para a manter em território nacional que, ao fim de algum tempo, fechou portas...

Assim haja vontade e saiba Magalhães mexer-se nos corredores do Rato...

6 reacções:

Samuel Silva | 02:50

Boas ou más notícias, só o tempo o dirá. Antes de mais, as declarações de Sócrates são a estocada final em Pinto Ribeiro. O Ministro foi um erro de casting (ou um erro de agendas?) e o PM já percebeu isso.

Não consigo ficar descansado em relação à CEC com estas declarações do PM.

1) Trata-se de Sócrates. Ele já prometeu muita coisa nos últimos 5 anos.
2) Depois do resultado das Europeias ele tinha que mostrar alguma inflexão no discurso. Assume "erros" na área neutra da política portuguesa.
3) A Cultura é sempre o parente pobre do governo. Foi assim quando despediu Pires de Lima seu causa aparente. É assim agora: Sócrates quer dar um sinal ao povo, mexe com a Cultura, que é a área que ao povo menos diz.

Samuel Silva | 02:51

Já agora, achas improvável a reeleição de Sócrates? Não me parece.

Dario Silva | 09:34

É isso, São Sócrates vai milagrar nestes derradeiros três meses de eucaristia.
Vou já começar a rezar.

Tiago Laranjeiro | 09:35

Penso que há uma forte possibilidade de o PSD vir a ganhar as eleições, sim.

Hugo Monteiro | 15:53

Há uma possibilidade, no máximo, moderada. Até agora, as estatísticas estão renhidas. A menos que tenhas uma bola de cristal em casa, Tiago :P

Também é preciso ver que o Aguiar Branco já começa a mandar calinadas e os partidos da oposição já estão a mobilizar moções de censura e mais alguma artilharia pesada mediática para moer o juízo ao PM. Ainda muita peixeirada vai acontecer até às eleições.

Samuel Silva | 21:02

Depois do Sócrates doce que eu vi ontem, acho que o povo vai voltar a cair de amores por ele.