Preencher o vazio

As pinturas que apareceram há umas semanas nas portas e paredes de algumas casas devolutas em Guimarães não mostram sequer a metade do problema. Para lá das praças recuperadas e dos cafés e bares animados, o centro da cidade está vazio de gente.

Quantas pessoas vivem no Toural? Ou na Feira do Pão? E no Largo da Oliveira? Não sabendo os números reais, arrisco que não chegarão as 50, ao todo. Caminha-se uns minutos pela cidade e há dezenas de prédios com placa de venda. Outros tantos estão a cair de podres (o caso mais triste é o Pensão Imperial).

Mas, apesar de todas estas dificuldades, há quem queria viver no centro da cidade. Eu sou uma dessas pessoas. Mas a missão, não sendo impossível, é bastante complicada. Especialmente se procurarmos arrendamento.

Primeiro, a oferta é escassa. As casas disponíveis no centro histórico e área tampão serão duas ou três dezenas. Pouco. Muito pouco.

Segundo, os preços são exorbitantes. Um t0 na Alameda? 400 euros! Um t1 na rua da Liberdade? 415! São apenas dois exemplos. São preços escandalosamente altos e que se aproximam dos valores de cidade como Madrid ou Barcelona (onde um t0 anda na casa dos 500 ou 600 euros/mês).

0 reacções: