Think Pong: Temos uma política de juventude?

Têm sido várias as vozes que se levantam para discutir a existência (ou não) de uma política municipal para a juventude. No entanto, quando se fala de política de juventude há que limitar a geração que incluímos nesta análise. É deste erro básico que se tem feito o diálogo de surdos entre a autarquia e quem com ela quer dialogar.

A Câmara diz que tem uma política para a juventude e dá os exemplos da aposta na Educação (Ensino Básico) e de iniciativas meritórias como o serviço educativo do CCVF ou as férias desportivas do Tempo Livre. Isto é um exemplo de política de juventude? É, se estivermos a falar de crianças e adolescentes. Mas não estamos.

Se a análise se centrar no escalão etário 18-25 as coisas mudam de figura. A autarquia não tem uma política para esta geração (que é a minha). A autarquia não tem uma linha orientadora – como noutras tantas coisas – que permita desde logo abranger o que faz ou não parte de um verdadeiro projecto para os jovens vimaranenses.

Guimarães ainda não percebeu, por exemplo, qual é a mais-valia dos estudantes universitários (apesar de levar a dianteira no que toca a “aproveitar” o potencial de investigação da UM). E os decisores locais estão totalmente alheios aos estilos de vida, preocupações e dinâmicas culturais desta faixa etária.

Não há programas de ocupação de tempos livres para esta camada, não há iniciativas culturais ou formativas para este alvo. Não há, em suma, quem se aperceba que esta é uma falha da gestão política local. Salvam-se algumas insuficientes excepções.

A Tempo Livre oferece pelo menos condições para a prática desportiva e oferece alguns eventos que (gostos à parte) têm o seu público. Mas, acima de tudo, salva-se o CCVF. Se há “produto” que este ano teve mérito no centro cultural foi o festival Manta. Está bom de ver quem é o seu público. Ou o dos concertos de Mesa, no último sábado, Goran Bregovic, Rita Redsohes, etc.

A minha crítica é que estas são medidas avulsas a que falta a coerência de verdadeiras políticas públicas. Mas não chega “culpar” a Câmara pelo panorama deprimente que se coloca à minha geração. O que é feito, por exemplo, do CMJ? E as juventudes partidárias o que é que acrescentam à discussão pública local? E as associações preocupam-se particularmente com os jovens nas suas realizações? A reposta parece-me negativa e temo que este seja, por isso, um problema estrutural de Guimarães.

Do outro lado: Política de juventude.

2 reacções:

XanaeR | 18:54

tendo em conta o último parágrafo do seu post, convido-o a passar pelo blog levantarguimarães.blogspot.com, da responsabilidade da JSD Guimarães, para perceber que no que diz respeito às juventudes partidárias em Guimarães não são todas "farinha do mesmo saco".
registo com uma surpresa positiva o facto de estar de acordo com o que temos vindo a dizer há já muito tempo.
cumprimentos. Alexandre BC

Samuel Silva | 19:04

Caro,
A JSD é, infelizmente, caso único. Aliás, parabéns pelo debate de ontem sobre o Tratado Europeu. Excelente iniciativa.

Quanto à concordância com aquilo que disse na última AM, já há 11 meses, quando levou o assunto à mesma Câmara, tinha também mostrado que também sou crítico da autarquia dada a ausência de uma política de juventude (http://colinasagrada.blogspot.com/2007/10/oportunidade-para-discutir-poltica.html)