Sobre a Selecção

O Euro 2008 começa já amanhã. A euforia que se instalou em Portugal é a continuação daquilo que foi o Euro 2004 e o Mundial de 2006. É muito provavelmente um fenómeno para continuar a acompanhar nas próximas fases finais, desde que não se repita nenhum fracasso como o do Mundial do Oriente.

As televisões já se juntaram à festa e escapam-me quais os critérios que justificam todo um fim-de-semana de directos com "a última viagem em Portugal", a visita ao Presidente da República, etc. Mas compreendo a euforia das pessoas. Num país vazio de esperanças, com falta de auto-confiança e motivação, a boa prestação da equipa nacional de futebol é um tónico para as almas.

Isto resolve os problemas do país? Certamente que não. Mas não é ao povo que cabe essa tarefa. E uma vitória da Selecção é sempre um acrescento de moral para os dias dificeis que vivemos.

Não estou certo de um grande Europeu de Portugal. A nossa oportunidade de ganhá-lo foi há quatro anos e falhamos. Mas somos uma das equipas de topo, pelo que é expectável pelo menos um lugar nos quartos-de-final. Até porque o grupo - palvra-chave com Scolari - é jovem e pouco experiente. E falta saber como esta geração, que não é já a mesma das duas acompetições anteriores, se comporta em fases finais.

A festa começa amanhã frente à Turquia. E eu vou estar a torcer como todos os portugueses por um bom resultado. Boa Sorte!

post scriptum: Guimarães não tem uma fan zone. Não fora, como habitualmente, os bares do Centro Histórico terem preparado a competição e não havia lugar na cidade para acompanhar em grupo a festa do futebol. Não percebo bem porquê.

ps2: Fernando Meira é uma vez mais um dos 23. Perdeu espaço no "onze" para o naturalizado Pepe e o psicopata Bruno Alves. Mas é o digno representante de Guimarães e da escola vitoriana na Selecção.

Só mais um coisinha: Que outro estádio cheio tinha a TMN para pôr aqui?

2 reacções:

SicGloriaTransitMundi | 17:15

Sou um entusiasta de futebol e desta selecção. Confesso que desde que soube que Scolari e Deco iam fazer parte dela, manifestei a minha vontade de não ver qualquer jogo.

Mas depois de ver o futebol bonito que praticamos e a forma como Scolari mandava na equipa achei que mereciam o meu apoio!

Fui ver o jogo com a espanha ao D. Afonso Henriques, comprei um cachecol de Portugal, pus uma bandeira à janela, assisti a todos (menos o primeiro) os jogos de Portugal no Euro 2004 na Fan Zone no Multiusos, festejei todas essas vitórias no Centro Histórico e vibrei com a equipa no Alemanha 2006.

Mas, desta vez a coisa vai ser diferente.
Já não teremos a "geração de ouro", com Figo, Rui Costa ou Pauleta. Agora será um amontoado de meninos imberbes, com a mania que são estrelas!
É certo que teremos o Ronaldo para mostrar que apesar de ser uma jovem estrela, a mania das grandezas que outros têm o habito de ter não existe nele, pois o frio das ilhas britãnicas tratou disso...
Espero um Ronaldo que seja a voz de comando da equipa, secundado por um Deco, um Ricardo Carvalho ou um Ricardo. Fora isso, espero pouco mais...
E é por isso que digo que, infelizmente, os anos de ouro de Portugal acabaram e não espero grande coisa deste amontoado de juventude mal preparada, face às renúncias de Figo e Pauleta!

Se chegarem aos quartos de final, não fizeram mais que a sua obrigação. Se fizerem mais, fico feliz.

Mas, de qualquer forma, FORÇA PORTUGAL!!!

SicGloriaTransitMundi | 17:16

Ah...e a foto do estádio...5 estrelas!!!

Só me pergunto porque não tiveram eles o bom senso de colocar na foto o F. Meira, em vez daquela "abécula"!