O Vitória é dos vitorianos... e dos mercenários também

A confirmação, na AG de ontem à noite, da contratação de José Marinho como director de comunicação do Vitória é mais uma machadada no projecto da direcção de Emílio Macedo da Silva.

"Milo" proclamou um Vitória dos vitorianos, promove o conceito de "Família" e as virtudes da identificação dos vitorianos com o seu clube. Começou mal a escolher a direcção, mas o problema resolveu-se por si próprio. Depois veio chegou um responsável para o futebol que está longe de ser vitoriano. Agora contrata o "poeta da bola" ou o novo Gabriel Alves, conforme preferirem.

José Marinho é uma das mais divertidas personagens do universo futebolístico nacional. Autor de alguns dos mais inverosímeis trocadilhos nos comentários de uma partida de futebol. E autor, por exemplo, do livro em que José Veiga explica como fez o Benfica campeão. Entre outras "pérolas" que atestam o seu benfiquismo.

Ora, se há coisa que distingue o Vitória é a identificação com o clube. A forma como quem está dentro dele encarna a mística que distingue um dos maiores emblemas nacionais. A José Marinho não se conhece nenhum ligação a Guimarães e ao Vitória. Mais: o que se conhece são ligações escuras ao mundos dos empresários de futebol. E, segundo foi público, Marinho até se tentou oferecer antes ao Braga e ao Leiria, a ver se conseguia um emprego, depois de ter saído da SportTV. Ninguém o quis, a não ser a direcção do Vitória.

A contratação de José Marinho pode, no entanto, significar algo de bom: O Vitória acordou finalmente para a importância da comunicação no mercado futebolístico. Fazer passar a mensagem do clube tanto para dentro como para fora da "Famiglia". Já era tempo...

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