À esquerda

Politicamente foi um fim-de-semana à esquerda em termos locais. O PCP escolheu Guimarães para uma jornada em que centrou o discurso nos temas habituais: questões sociais e de trabalho.

Jerónimo de Sousa encheu o Jardim da Alameda. Falou sobre a crise, o código de trabalho e marcou posição junto daquele que é o seu campo político. Não inovou, mas marcou posição, cimentando o lugar de terceiro partido regional que é o do PCP. Antes passou pelo Bairro da Embuladoura, em Gondar, e pela capital comunista local, Pevidém.

Também a Convenção Autárquica do PS local escolheu precisamente o tema da Solidariedade Social como mote para a discussão que teve lugar no último sábado. Os responsáveis locais conseguiram fazer aquilo que falta aos responsáveis nacionais: pensar à esquerda e reflectir sobre os princípios fundamentais do partido.

Mas se dúvidas houvessem sobre a estranheza que estes temas causam ao PS bastava ouvir o discurso de Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, que encerrou os trabalhos. O governante falou de crescimento económico, exportações, balança tecnológica e aumento de emprego (?!). Cartilha socrática e jargão tecnocrata e zero Socialistmo. Salvou-se uma discussão que vale pelo menos como sinal de que o PS em Guimarães ainda sabe de onde lhe vem o “esse”. E não é de Sócrates

2 reacções:

Hugo Monteiro | 16:34

"O governante falou de crescimento económico, exportações, balança tecnológica e aumento de emprego (?!)."

Numa economia desenvolvida os cidadãos não precisam tanto da solidariedade social do Estado. Numa crise, andar a correr tudo a subsídios é como pôr um penso numa fractura exposta. Não é por aí que o país se safa.

Marco Gomes | 19:08

Pelo menos, em Guimarães, O PS local já tenciona discutir-se. Um bom sinal que deveria se estender a todas as concelhias. Penso que é imperativo o partido discutir o modelo ideológico a seguir, senão acontecerá uma crise de identidade (que já transparece) idêntica à "crise laranja".