As manigâncias da CP

Recebi ontem uma carta da Câmara de Guimarães em que me era remetida a resposta da CP ao ofício que a autarquia enviou a propósito dos problemas que apontei à exploração da linha de Guimarães:

Informamos que a proposta adiantada já mereceu uma adaptação ao nosso horário, em vigor desde o início do passado mes de Maio.

A CPPorto ao redefinir a sua oferta nessa altura, contemplou o agora pretendido com a criação de um serviço que permite aos clientes de Porto São Bento pelas 19h45 e chegarem a Guimarães pelas 21h04, com o objectivo de oferecer um serviço de transporte adequado às expectativas e necessidade dos seus clientes, ajustando as condições de oferta à procura identificada.


A manigância da CP é fascinante. A empresa pública responde anunciando aquilo que já conhecíamos. Da ligação das 19h45 já eu falava na exposição que fiz no Colina Sagrada e enviei à Câmara, aos deputados eleitos por Guimarães, ao Ministério dos Transportes e à CP, bem como à AMAVE e à ACIG – ainda que não tenha recebido respostas destas duas entidades.

O que a CP não disse é que esta ligação é uma “falsa ligação”, porque há apenas um comboio que faça a ligação entre Lousado e Guimarães, para quem vem do Porto num comboio da linha de Braga. Aquilo a que a CP não responde é o porquê de desde essa hora e até às 22h15, não haver nenhum comboio para Guimarães. O que a CP não diz é o que farão os vimaranenses, os tirsenses, os vizelenses e demais utentes da linha que saem dos seus empregos ou das aulas às 19h30 ou às 20h00, ou mais tarde, para viajarem para as suas casa.

A resposta é simples: ou usam a linha de Braga, ou riscam o comboio do mapa de possibilidades de deslocação. E isso é passar a certidão de óbito à linha do Ave. Não será essa a ideia?

2 reacções:

Francisco Rodrigues | 15:17

Nada que eu não estivesse à espera. A CP é uma vergonha. Se me saísse o Euro Milhões, garanto que construía uma rede de comboios privada para arruinar a CP e servir os Portugueses.

Helena Antunes | 19:23

Os horários da linha Porto-Guimarães são mesmo aborrecidos. Aqui em Vila das Aves também me queixo...