Portugal sofrível apura-se para o Europeu

Custou. Custou demasiado. Mas Portugal apurou-se para o Europeu de futebol. E as dificuldades experimentada pela Selecção Nacional têm um protagonista principal: Scolari.
Não sou dos que embarca nas críticas fáceis ao seleccionador e tenho defendido o treinador várias vezes. Mas a fase de apuramento, num grupo equilibrado mas com equipas que não têm nem de longe a valia de Portugal, foi sofrida e sofrível.
As exibições de Portugal chegaram a ser medíocres e a Selecção só se apurou porque as restantes equipa foram roubando pontos umas às outras, às vezes de forma inesperada. Scolari errou na abordagem aos jogos fora de casa, facilitou dentro de portas e ainda borrou a pintura com a agressão a Dragutinovic no jogo com a Sérvia.Mas no final, felizmente, o apuramento teve as cores nacionais.

Agora é tempo de preparar o Euro. Portugal vem em crescendo. Quartos-de-final em 96, meias em 2000, final em 2004. Agora é tempo de ganhar. Mas para isso será preciso sorte, é claro. Menos lesões. E contornar os erros que marcaram a qualificação.
Scolari vai convocar 23 jogadores para a Áustria e a Suiça. E no apuramento já passaram pelos estágios da equipa nacional quase 40.
Ainda que núcleo duro neste momento se reduza a 26 ou 27 jogadores, mais uma ou outra surpresa que possam surgir esta época, uma coisa é certa: Vão ficar bons jogadores de fora.
E um deles pode muito bem ser Fernando Meira. O que será uma injustiça. Primeiro porque Meira fez um fabuloso Mundial em 2006 e é um grande jogador. Está em forma como provou ontem, a jogar a trinco – aquele passe para Caneira foi “à Redondo”. Mas falta-lhe lobby.
Meira não entra nas lógicas de promoção habituais. Só jogou no Benfica um ano e não é, por isso, um jogador identificado com o clube. De resto fez toda a sua carreira na Alemanha, que sendo um grande campeonato não tem grande exposição em Portugal. A isso juntam-se as recentes convocatórias de Pepe e Bruno Alves. Que parecem intocáveis. E o vimaranense pode ser vítima.

0 reacções: