Vem aí uma revolução

A Câmara Municipal de Guimarães apresentou, na última quinta-feira, em sessão pública, cinco projectos para Guimarães. Com a Capital Europeia da Cultura em 2012 como grande horizonte para o desenvolvimento da cidade, a autarquia lançou as bases para uma revolução sem precedentes no Berço.

Parque urbano em Creixomil, Casa da Memória, parque de estacionamento no Toural, Campurbis e nova Feira Semanal são os projectos apresentados, lançados agora para discussão pública. A iniciativa tem valor por si só.

Transparência e apela à democracia participada são valores na base da apresentação dos projectos – com show-off comunicativo à mistura, é certo, mas disso também se faz a política nos dias de hoje. Abrir os projectos à discussão dos cidadãos, possibilitando-lhes a apresentação das suas opiniões através do sítio da autarquia é também uma decisão acertada, que só demonstra que há na câmara gente com visão – por algum motivo a autarquia estava bem posicionada no último estudo nacional sobre o e-governement.

Alguns dos projectos não são novos. O campurbis já foi anunciado há quase um ano, a Casa da Memória vem sendo ventilada como uma possibilidade desde que se sabe que Guimarães será CEC em 2012. Mas isso não tira mérito aos projectos em si, muito menos à iniciativa de os mostrar, em conjunto, à população.

De assinalar ainda que os vimaranenses deram uma lição de cidadania na quinta-feira. O auditório pequeno do CCVF estava lotado para assistir à apresentação do futuro da cidade e muitos foram os que ficaram do lado de fora da sala. Espero que tenham a mesma energia na discussão das propostas. A avaliar pelo constante “apagamento” do site do município desde que os projectos foram anunciados, imagino que o afluxo de visitantes tenha sido recorde.

Nos próximos cinco dias, Colina Sagrada vai debruçar-se sobre as opções apresentadas pela autarquia e tentar motivar a discussão sobre as obras que vão marcar o futuro da cidade.

1 reacções:

Anónimo | 19:52

O bom de todos estes projectos é a tomada de consciência definitivamente que a cidade berço tem de uma vez por todas crescer, crescer em todos os segmentos, do urbanismo, `
às infraestruturas, do ambiente, à relação com as pessoas.
Quem está acostumado a ser cidadão atento e participativo, sabe que o que está para vir é necessário, vamos intervir e comentar.