Boa notícia (II)

Os Nouvelle Vague, uma das minhas bandas de eleição, actuam em Guimarães no próximo dia 8 de Dezembro. O concerto terá lugar no novo Centro de Artes e Espectáculos São Mamede. O espaço, que recupera uma das míticas salas de espectáculos vimaranenses, abre ao público nessa data, fruto de uma iniciativa privada, e vai, entre outras novidades, fazer chegar a Guimarães um dos marcos da cultura minhota, a Livraria Centésima Página.

Nouvelle Vague em Guimarães é, por si, uma fabulosa notícia. Um concerto de nível internacional e suficientemente apelativo para encher uma grande sala.

Uma iniciativa como a do São Mamede é também de todo louvável. Antes de mais porque os promotores deste espaço não deixam morrer um dos marcos da cultura vimaranenses das últimas décadas. E depois porque se começa a ter cultura em Guimarães fora da égide municipal.

É óptimo para uma cidade que a autarquia tenha preocupações culturais e Guimarães tem-nas bem vincadas. Mas é pernicioso que a oferta cultural de uma cidade que se quer afirmar neste domínio se limite apenas ao que os dinheiros públicos conseguem arrastar até nós.

Além disso, Vila Flor vai ver-se na obrigação de responder à programação do São Mamede, se a aposta no futuro for tão forte e acertada como o concerto inaugural da casa. E com isso quem ganha é Guimarães.

post scriptum: Salvo erro, o Colina Sagrada é o primeiro a dar a notícia do local do concerto dos Nouvelle Vague. Ainda que não seja essa a sua função específica.

1 reacções:

Nídia | 21:28

Boas

De muito saudar quer a escolha da banda para o espectáculo de inauguração, quer a aposta na cultura que um projecto como este envolve.

Já agora, se possível, gostaria de ter um contacto através do qual pudesse reservar já os meus bilhetes. Antes que esgotem... :-)