5 Projectos – O Toural

A Câmara esteve muito bem na apresentação destes 5 Projectos para Guimarães. Escolheu bem o tempo, trabalhou bem os projectos e foi com grande destreza política que os apresentou. O conteúdo dos mesmos é bastante interessante, sugerindo soluções curiosas para vários espaços do concelho. Vou aqui focar-me naquele que mais discussão tem originado: o do Toural/Alameda.

Este projecto vem no prolongamento do “esforço de requalificação urbana” já iniciado há alguns anos. Parece-me muito bem conseguido o trabalho desenhado para a Alameda de S. Dâmaso, criando melhores condições para o desenvolvimento do comércio existente nessa via.


Talvez se queira fazer com que o Toural funcione como a madrilena “Plaza del Sol”. A ideia não me desagrada. O que não me agradou foi a solução apresentada para concretizar tal intento.


O Toural, reconhecidamente o “centro da cidade”, como se encontra hoje, não se enquadra nos moldes actuais de um núcleo da vivência pública, devido a problemas vários, como o trânsito. Compreendo a vontade de tornar o nosso grande largo numa espécie de praça maior espanhola, como vem sendo por aí classificado, mas parece-me que essa função é cumprida por outros espaços da cidade, como o Largo da Oliveira/Praça de Santiago.

Talvez se queira fazer com que o Toural funcione como a madrilena “Plaza del Sol”. A ideia não me desagrada. O que não me agradou foi a solução apresentada para concretizar tal intento. Parece-me que o Toural fica despido, cinzento e impessoal com semelhante quantidade de mármore pelo chão.

Depois, a fonte, ou melhor, a estátua no fim de um espelho de água, parece-me uma ideia bastante infeliz. Aquele espaço parece-me demasiado grande para tão minimalista solução. Tanto cinzentismo deixa-me cansado. Acho este projecto demasiado semelhante à Avenida Central bracarense, com a sua grande e luminosa (pelo menos no início) fonte circular. E essa avenida cansa-me o olhar. Guimarães merece mais.

Depois, também não compreendo o porquê de mais um parque de estacionamento. A meu ver, deve haver critérios mais explícitos na construção de parques subterrâneos. Não se justifica tanta concentração de lugares de estacionamento num raio tão pequeno. Talvez um parque no Toural seja uma boa solução, para quem se desloca ao centro da cidade. Mas então, que não se faça outro no antigo mercado…


Não se justifica tanta concentração de lugares de estacionamento num raio tão pequeno. Talvez um parque no Toural seja uma boa solução, para quem se desloca ao centro da cidade. Mas então, que não se faça outro no antigo mercado…


Na minha opinião de vimaranense apaixonado pela cidade mas absolutamente iletrado em matéria arquitectónica, gostava que o próximo Toural mantivesse a calçada à portuguesa, que tivesse uns recantos com bonitas plantas que dessem cor ao local, e árvores de pequeno porte para dar alguma sombra e encher um nadinha o espaço. Depois, estando num local tão tradicional da cidade, com prédios de traço antigo, porque não deixar lá bancos semelhantes aos actuais?


A Câmara bem se pode orgulhar pelos seus cinco projectos. Conseguiu encontrar interessantes solulções para vários espaços da cidade, capazes de dar nova dinâmica a um concelho a precisar dela. E de parabéns está também pela destreza política com que os apresentou.


Por fim, fica a dúvida sobre como será solucionada a Rua de Santo António. É que o documento de apresentação do projecto indica que também lá haverá intervenções, mas não indicam qual será o seu aspecto, ou o que concretamente será intervencionado.

No meio de tudo isto, a Câmara bem se pode orgulhar pelos seus cinco projectos. Conseguiu encontrar interessantes solulções para vários espaços da cidade, capazes de dar nova dinâmica a um concelho a precisar dela. E de parabéns está também pela destreza política com que os apresentou.

Não sei como irá resultar esta discussão pública: agora que os projectos estão feitos, será que a opinião do povo será verdadeiramente ouvida? Ou os dados serão tratados à conta e medida do que a edilidade desejar? De qualquer modo, com tanto projecto e granito, 2009 vai ser apenas para “cumprir calendário”.


por Ergolas

http://matermatuta.blogspot.com/

2 reacções:

Anónimo | 16:10

Nesta discussao podiamos até ir mais longe. Era interessante entender em que sentido estes projectos mexem realmente com a estrutura económica e social da cidade. Na minha opinião e salvaguardando um deles, parecem.me apenas mexidas físicas (que podem realmente tb ser discutiveis). Talvez fosse tema para outro artigo, fica aqui a sugestão...

Ricardo Gomes | 23:11

Cuidado com as opiniões senhor ergolas não vá um senhor de S. Torcato dizer que as palavras são dele.