Primeira Página

Guimarães tem um novo jornal online. O Primeira Página apresenta-se com "um compromisso entre um projecto jornalistico e a comunidade vimaranense", para "servir Guimarães e a região através de um serviço noticioso sério, isento e de manifesta utilidade pública".

A ideia é boa, uma vez que Guimarães tem espaço para projectos onine de qualidade - embora pouca gente o tenha ainda percebido. E alegra-me ver alguma vitalidade na Comunicação Social local, tão "morta" nos últimos tempos.

Supreende-me o naipe de cronistas, quase todos ligados ao futebol, quase todos reconhecidos, mas quase todos distantes da realidade de Guimarães - afinal que tipo de discussão podem suscitar opinion makers destes na cidade?

E há qualquer coisa ali que me faz confusão - além das más opções estéticas do site em si. Não sei se é a equipa, ou a ideia que fica de que o projecto não é tão inocentemente jornalístico como se apresenta...

11 reacções:

Alter Ego | 12:50
Este comentário foi removido pelo autor.
Alter Ego | 12:52

Pois é.

Também eu estou para ver o que é que vai sair dali. Nos textos noticiosos que se vê serem de produção própria, salta-se por cima de princípios basilares do jornalismo, nomeadamente com a mistura, a eito, de factos com opiniões. Depois, há um registo claramente pró-poder instalado na Autarquia de Guimarães, que, ao que vejo, nem os próprios autarcas percebem de onde nem ao que vem.
Quanto ao aspecto gráfico, parece-me difícil fazer-se pior.

Acho muito curioso o facto daquilo ter um Provedor do Leitor (será que tem mesmo?), mas não ter (pelo menos, não o vejo) Estatuto Editorial.

Por último, não se percebe qual a entidade que está por trás daquilo (que empresa é aquela, a "Primeira Página - Comunicação Social, SA"? que capital social?), a não ser a indicação do nome de um Administrador. Um amigo sugere-me que a PP é um projecto PP (Pró-Pimenta) e tenho para mim que tal ligação, a existir, será absolutamente demolidora em relação a qualquer pretensão de seriedade deste projecto.

Pois é, meu caro Samuel, acho que ainda não foi desta que apareceu em Guimarães o tal projecto jornalístico que ainda falta...

[PS: Haverá alguém que me explique como é que um cego chega à versão para invisuais do Primeira Página? E como é que "lê" as notícias?]

12:50

Rui_P07 | 13:47

A equipa do sport digital é a que integra este projecto, se não me engano! Gostava do sportdigital, espero que façam um bom trbalho!

Rui_P07 | 13:47

http://ganglc.blogspot.com/

BY THE WAY! :)

Anónimo | 14:30

Pois é! Basta experimentar aqui.

Anónimo | 23:33

Não sei se repararam mas o dito jornal, tendo embora secções para tudo e mais alguma coisa, não tem secção de política, mesmo que, como é sempre o caso no pseudo-jornalismo mais bacoco, tenha começado com uma entrevista com o presidente da câmara. Sem estatuto editorial, com notícias próprias de má qualidade e mal escritas, centrado no futebolês, insolentemente incompetente na mistura da notícia com a opinião, isto, está bom de ver,é uma espécie de jornal electrónico. Mas não é um jornal electrónico. É apenas um sitio para ganhar uns trocos.

Anónimo | 01:44

O site do teu PG está muito bom: bonito, rápido e actual :)
http://www.povoguimaraes.com

Cláudio Rodrigues | 10:33

Ó Samuel, mandas-te a boca, agora toma! :)

Não sou advogado de defesa de ninguém, mas o Samuel, para além de estar em Barcelona, não manda nada no PG. Ainda assim, o PG é impresso, ou seja, o digital não é o seu único suporte, embora só tivesse a ganhar se estivesse actualizado. E digo mais, o site do PG precisa, para além da actualização, de uma valente reforma! Em primeiro lugar, parece-me essencial que se acabem com as animações em flash, que bem usadas são muito bonitas mas não facilitam nada a navegação.

Parece que O POVO ainda não se deu conta que o futuro pode muito bem ser o suporte digital...

Alter Ego | 10:38

O da Primeira Página segue o exemplo do do PG. Informação a toda a hora, cumprindo o compromisso inicial de "acompanhamento on-line de tudo o que é notícia". Compromisso assumido e cumprido, claro. Basta ver o título da última notícia que foi colocada na Primeira Página (escrevo às 10:38do dia 3 de Maio de 2007):

"Vitória 1 x Sporting de Espinho 3 (parciais: 22/25; 25/19; 28/30 e 23/25)".

Anónimo | 00:04

O PG não faz acompanhamento online, faz onliníssimo.
A notícia de abertura é de Abril mas de 2006 !!! É pouca a diferença: um ano e pouquíssimos, repito !, pouquíssimos dias.

Anónimo | 12:21

Um pouco mais de decência. Chamar edição on-line ao PG é como dizer que o Marques Mendes é um bom líder do PSD! Aliás, duvido que seja correcto chamar Jornal à edição impressa.