Santos Silva escolhe aniversário do Gabinete de Imprensa para anunciar decisão do Porte Pago

O ministro dos Assuntos Parlamentares anunciou, em Guimarães, que o Estado vai reduzir para metade, até 2009, o pagamento de parte dos custos da distribuição de jornais regionais pelo correio (Porte Pago).

Augusto Santos Silva, que tem a tutela da Comunicação Social, disse que, este ano, a comparticipação financeira estatal na expedição de jornais regionais no país e para o estrangeiro descerá dos actuais 90 para 60 por cento, o que corresponderá a um apoio total de 10 milhões de euros.

Em 2008, o Porte Pago à imprensa regional descerá para 50 por cento (7,7 milhões de contos) e, em 2009, para 40 por cento (6,2 milhões de euros), acrescentou o governante.

Santos Silva falava durante as comemorações dos 31 anos de actividade do Gabinete de Imprensa de Guimarães, uma associação de jornalistas da região do Vale do Ave.

Assim começa a notícia da Lusa – reproduzida em grande parte da imprensa online nacional – que anuncia, em primeira mão, a decisão final do governo relativamente à alteração no financiamento do porte pago.

Além de ser uma boa notícia – porque, deste modo, alguns títulos a quem já augurava uma morte agoniante vão conseguir sobreviver –, é o reflexo de algo a que Guimarães não tem dado a devida atenção.

O ministro com a tutela da Comunicação Social foi a Guimarães anunciar a novidade. E fê-lo no aniversário de uma instituição vimaranense. Nem por isso os jornais e rádios de Guimarães estiveram lá todos – alguém viu a notícia aqui?

Não só porque um membro do governo estava em Guimarães, não só porque se tratava do aniversário de uma instituição vimaranense, não só porque o debate ia andar à volta de um tema que lhes diz directamente respeito, os jornais vimaranenses deviam ter lá estado… Mas adiante.

Este anúncio é o sinal do reconhecimento do governo do trabalho do Gabinete de Imprensa de Guimarães. Escolher o aniversário desta instituição para anunciar algo de tão relevante para o futuro próximo da imprensa só pode ter este significado.

É que, depois de um período de apagamento no início da década, o GI voltou a afirmar-se como uma voz forte na comunicação social nacional. E isso com o mérito acrescido de o fazer estando fora dos centros de decisão – leia-se: não sendo de Lisboa.

A associação vimaranense voltou a tomar posição na defesa dos seus associados e da classe de que também é representante. E mesmo que tenha sido uma voz incómoda – por exemplo, a tomada de posição quanto ao Porte Pago foi bastante agressiva em relação ao executivo – o governo reconhece-lhe o mérito e a capacidade de se fazer ouvir.

Está, pois, duplamente de parabéns o GI.




Saiba mais:



1 reacções:

P.Maria | 17:59

ahaha!!!
fazerbicha.blogspot.com