Reagi, há pouco, com expectativa, ao anúncio da candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura (CEC). Tenho agora mais algumas informações que me permitem olhar com redobrada alegria para a notícia.

1. As Capitais Europeia da Cultura em 2012 serão indicadas por Portugal e Eslovénia, por decisão da União Europeia, que tornou rotativa entre os países a indicação das cidades anfitrãs da iniciativa.

2. A ratificação da decisão final será tomada em reunião de Conselho de Ministros da União Europeia, já nos próximos dias 12 e 13 de Novembro. Ou seja, resta pouco tempo para a reunião, e assim pouco espaço para que possiveis manobras de bastidores de última hora desviem Guimarães da rota da CEC.

3. Este é, inequivocamente, uma triunfo em toda a linha para Guimarães. Pela distinção em si. Mas também por ter ganho a corrida, numa primeria fase, a Coimbra, e, mais recentemente, a Braga. Sem querer entrar pelos bairrismos bacocos, é saboroso derrotar assim a petulância bracarense no que a este tema concerne.

1 reacções:

Anónimo | 15:47

nfaxhzheDepois deste anúncio, espera-se com expectativa a confirmaçã de Grândola como cidade anfitrîã dos jogos olimpicos...