Semanada III

(+) Arte contemporânea no teleférico – O projecto Teleférico que, desde o dia 22, leva Arte Contemporânea ao cais inferior do teleférico de Guimarães, é um dos poucos exemplos – felizmente um bom exemplo – de actividade cultural extra égide municipal. Só por isso saúda-se. Mais positivo é por ser feito por gente jovem, disposta a criar um movimento de vanguarda numa cidade por vezes extremamente conservadora. O Laboratório das Artes já nos vai habituando a isso.
O projecto “visa a ocupação de um espaço singular, transportando-o para uma promoção da Arte Contemporânea nas suas diversas áreas e expressões artísticas”. A ideia de o levar a cabo num espaço que já foi coqueluche vimaranense – mas que ainda não se livrou da etiqueta de luxo de novo-riquismo sem sentido – é também inteligente.
Teleférico contempla duas exposições com 15 artistas cada e pretende criar condições de recepção, reflecção e divulgação de práticas e pensamentos artísticos contemporâneos. Até 11 de Setembro aconselha-se a visita.

(=) – Centenário da Marcha Gualteriana – Não vou voltar a bater no ceguinho. Sobre as Gualterianas já disse tudo. Mas o programa pobre retira brilho à data, ainda que esta semana tenha sido de justas homenagens aos principais fazedores das Festas.
Os grandes obreiros destes 100 anos foram homenageados. Justamente. A rua onde a Casa da Marcha está sedeada recebeu o seu nome. Na mesma ocasião, foi inaugurado, junto ao edifício, um monumento evocativo da efeméride.
Um trabalho de investigação de Armindo Cachada foi dado à estampo por estes dias, ao passo que o Cybercentro anunciou a realização de um documentário sobre a Marcha Gualteriana. Iniciavas que dignificam o número maior das Festas da cidade e aqueles que ao longo de um século deram o seu saber e esforço em prol da instituição.
A Marcha é um símbolo do que distingue o vimaranensismo: Enquanto noutras terras as marchas se fazem de rivalidades entre bairros, que se digladiam todos os anos, em Guimarães, a cidade une-se para fazer uma festa que é comum. Há 100 anos.

(-) – Câmara não mexe no IRS – Sobre a crise das finanças vimaranenses já falei na passada semana. A última reunião do executivo trouxe mais alguns dados para a análise da questão. A câmara vai cortar o apoio às obras nas freguesias e os subsídios – alguns fazem tão pouco sentido que a medida já chega tarde – como pode ainda vir a acabar com o apoio às IPSS’s.
A nova lei das finanças locais vai deixar os municípios com a corda ainda mais apertada e Guimarães não vai ser excepção. Uma das novidades que o novo diploma prevê é que cinco por cento do valor do IRS pago pelos contribuintes de cada concelho seja canalizado para as autarquias. Desses, três por cento podem, ou não, ser deixados nos bolsos dos contribuintes. Dada a crise que afecta as contas do município, e também a fraca receita que Guimarães arrecada – em função da baixa media salarial do concelho – a edilidade vai querer receber a verba por inteiro.
Do ponto de vista económico percebe-se. A justificação de Magalhães surge precisamente desse ponto de vista: “Para que os valores que vêm para as câmaras sejam os mesmos que vêm agora, temos que contar com os cinco pontos do IRS”.
No entanto, esta parece-me mais uma medida para afastar as pessoas. Se Famalicão ou Braga não alinharem pelo mesmo diapasão, um casal em início de vida não preferirá ir viver para fora do concelho e ganhar com isso uns euros mais no orçamento doméstico?

0 reacções: