Balanço de alguns meses de inactividade

Passadas as férias e as Autárquicas, e agora que o curso começa a dar tréguas – o trabalho tem sido mais que muito –, regresso ao convívio bloguista, não sem antes fazer um pequeno balanço de três meses de vida vimaranense.

  • António Magalhães foi reeleito, com maioria absoluta. Pelo meio deixou mais um mau serviço à democracia vimaranense ao recusar debates com os restantes candidatos à CMG e atingindo o cumulo do ridículo ao fazer um debate a dois com o candidato do CDS-PP;
  • Ainda na política, várias juntas de freguesia do concelho mudaram de mãos nas Autárquicas, o que, sem olhar às mudanças em si, é um bom sinal. O povo sabe – nem todo é verdade – que é de mudança que se faz a evolução;
  • Entretanto, os órgãos autárquicos tomaram posse, com novas caras e com um “novo” presidente da CMG. Magalhães apareceu após a reeleição com um discurso morto, sem alma e sem ambição. Não lançou nenhum objectivo para o mandato – como vinha sendo seu timbre – e escudou-se na desculpa da falta de verbas (Guimarães é o segundo concelho menos endividado do país…). Será que chega ao final do mandato? Ou este discurso apenas está a abrir as portas à saída previsível?
  • O Vitória, apesar da boa campanha europeia, tem sido pouco menos que sofrível, com apenas três triunfos em dez jogos, na Liga e, se as coisas não mudam, corre o risco de ir parar à Liga de Honra. O que seria catastrófico…

Certamente passaram-se outras coisas não menos importantes no concelho e na cidade. Estas são as que neste momento me parecem mais pertinentes registar. Aproveito para lançar o desafio aos leitores. Que outros acontecimento destacariam na vida de Guimarães dos últimos três meses?

0 reacções: