Emídio Guerreiro: um exmplo de 105 anos

O histórico vimaranense Emídio Guerreiro faleceu ontem, aos 105 anos de idade, no Lar com o seu nome onde ultimamente residia.
Nascido em Guimarães a 6 de Setembro de 1899, a sua vida passou por três séculos, acompanhando as mais marcantes datas do século XX, tendo, aliás, participado activamente em alguns desses momentos históricos.
Republicano convicto e um lutador pela Liberdade e dignidade Humana, Guerreiro participou como voluntário na I Guerra Mundial, na Guerra Civil espanhola. Resistente da primeira hora à ditadura nacional, fundou em 1928 a loja maçónica "A Comuna", tendo estado preso depois de em 1932 ter escrito escreve um panfleto contra o então presidente Óscar Carmona. Um ano depois consegue escapar, iniciando um exílio que se prolongaria até ao 25 de Abril.
Participou ainda na resistência francesa durante a II Guerra Mundial e fundou em 1967, a LUAR – Liga Unificada de Acção Revolucionária, para combater o regime salazarista.De regresso a Portugal, depois do 25 de Abril, foi um dos fundadores do PPD, eleito, em 1975 secretário-geral do partido, e deputado à Assembleia Constituinte, vindo a afastar-se do PPD, descontente com o rumo que o partido estava a seguir.
Cumprindo um desejo do combatente anti-fascista o seu corpo seguiu para Lisboa onde ficará exposto na sede do Grão Oriente Lusitano e na Associação 25 de Abril. Depois de ser cremado, os restos mortais de Emídio Guerreiro regressam a Guimarães onde se realizará o funeral, ainda sem data marcada, estando ainda prevista uma passagem dos seus restos mortais pela Sociedade Martins Sarmento.
Como o Professor – assim era carinhosamente chamado por muitos dos amigos nestes últimos nos de vida – referia várias vezes, a sua vida só começou verdadeiramente após o 25 de Abril. Por isso morreu cedo: aos 31 anos. E deixa-nos sem ter legado convenientemente a Portugal o valor dos seus ideais políticos e sociais. Desiludido com o rumo da democracia nacional, aguardo com expectativa a divulgação do seu testamento político. É que aos 105 anos era ainda um Guerreiro lúcido.
Foi o vimaranense mais importante do século XX, e uma personagem ímpar da história portuguesa e mundial. Junta-se agora, ao lado de Santos Simões e Hélder Rocha, à galeria dos vimaranenses como já dificilmente aparecem, exemplos de lutas pelas causas maiores e pela Humanidade.

0 reacções: