A prata da casa

No dia em que há um acordo para a rescisão de Cristina Azevedo do cargo de Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, a CCDR-N, através do Programa Operacional do Norte (ON2), atribui a Guimarães uma "bolsa de mérito" no valor de 4,5 milhões de euros para a viabilização da Casa da Memória, um dos equipamentos idealizados para a Capital Europeia da Cultura 2012.

Há uma leitura importante a fazer sobre isto: se a Câmara Municipal de Guimarães tem tido, ao longo dos últimos anos, técnicos competentes a apresentar e a executar as candidaturas aos vários fundos comunitários que servem de base a estes programas operacionais, da parte da Câmara e dos seus responsáveis máximos houve sempre a sinceridade e simpatia de enaltecer "o apoio e aconselhamento com que a CCDR-N sempre tratou Guimarães", como referiu António Magalhães na passada sexta-feira.

É por isso compreensível a confiança que Magalhães depositou em Cristina Azevedo, vinda precisamente da CCDR-N, aquando da sua indigitação como Presidente da Fundação Cidade de Guimarães. Era, afinal de contas, a tradução de uma certa continuidade, a garantia de um conhecimento muito concreto dos mecanismos necessários para a viabilidade dos projectos e candidaturas a apresentar e necessárias para o sucesso da Capital.

O que António Magalhães certamente não estaria à espera, e que esta "bolsa de mérito" vem confirmar, era de que a grande quota-parte de responsabilidade neste bom desempenho é efectivamente das equipas de trabalho do município. Cristina Azevedo poderia ser uma boa interlocutora enquanto elemento da CCDR-N, mas não conseguiu implementar no terreno equipas (a nível de execução de projectos, de produção de eventos, de comunicação) melhores do que as que já existiam e tão boa conta de si têm dado.

É também por isso que devemos acreditar, embora o tempo escasseie, de que ainda é possível reverter o rumo que a Capital Europeia da Cultura estava a tomar e que permita a Guimarães ter mais do que apenas «um belo programa de festas» em 2012.

0 reacções: