Estado de arte

Faltam 6 meses para 2012 e têm sido muitas as notícias vindas a público da preparação do evento. Infelizmente, nenhuma positiva. Depois da expectativa criada com a última reunião do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães, todos tivemos esperança que a política desta mudasse, permitindo uma efectiva aproximação da CEC dos vimaranenses. Não foi o que aconteceu. 

Assistimos à demissão, há muito esperada e comentada por Guimarães, de Carlos Martins, a pessoa que dirigia e projectou, desde início, as diversas iniciativas que farão a CEC. Soubemos que não iria haver substituto para o seu cargo e, segundo a administração da FCG, que esta demissão não traria grandes consequências...

Na passada sexta-feira, o Povo de Guimarães informou-nos de uma estranha contratação da Associação de Estudantes da ESMAE para produzir um concerto de Bobby McFerrin no mês que vem. Segundo esse jornal, este espectáculo ficará cerca de 25 mil euros acima do custo do último concerto que o músico deu em Portugal. Para além disso, o interlocutor com quem a FCG tratou este assunto é filho de uma programadora da CEC. Susana Ralha, reconhecidamente a programadora que mais ligações conseguiu estabelecer com o concelho e cujo trabalho tem colhido largos elogios, vê-se assim arrastada para mais uma polémica a envolver os protagonistas de Guimarães 2012.

Corre agora uma petição, online e em papel, dirigida ao Presidente da Câmara e ao Presidente do Conselho Geral da FCG para que "usem os meios ao seu alcance para que se encontre uma solução que infunda uma nova esperança neste projecto, dotando-o de novos protagonistas". Uma acção destas é a consequência inevitável de tanta trapalhada na gestão deste projecto. Certo é que, para que algo se salve para o futuro de Guimarães, as coisas não poderão continuar como estão.


***

Adenda de 7/6/2011: A não perder, sobre este mesmo tema, "O que agora nos faz falta (pequeno contributo para um sobressalto cívico)" o artigo de António Amaro das Neves no Memórias de Araduca.

1 reacções:

Anónimo | 19:52

Sussana Ralha é uma excelente programadora: programa muito bem para a família e aparentados. O que tem feito em Guimarães são coisas menores, de muito escassa visibilidade, com a vampirização de ideias que lhe foram apresentadas por pessoas e instituições vimaranenses e que acabou por entregar a empresas "amigas". E op que opodia ser feito a baixo custo, com o entsiaasmo que nos é característico, acaba por ficar muito cara. E, no final, somos nós quem paga a conta.

(Peço desculpa por não assinar este comentário, mas temo retaliações, não para mim, mas para quem me é próximo).