E agora?

A moção ontem aprovada pelo Conselho Geral da FCG é de tal modo violenta para com algumas opções da administração que quase fala por si. Mas ao exigir que se criem “condições para relançar a confiança e entusiasmo em torno do projecto” e “melhorias rápidas e eficazes” na comunicação do evento, os conselheiros acabam por fazer a mais relevante crítica recebida pela administração desde que iniciou funções.


O documento mostra uma coisa: acabou-se a margem de manobra dos gestores da CEC. E só se estranha que tenha sido necessária a intervenção de Jorge Sampaio para que finalmente houvesse uma censura forte a algumas opções que já mereceram reparos dos vimaranenses várias vezes ao longo dos últimos meses.


Os conselheiros fartaram-se do triste espectáculo que tem sido a preparação da CEC e exigem mudanças rápidas. O documento foi aprovado por unanimidade, mas apresentado inicialmente pelos “pesos pesados” do Conselho, Sampaio, José Manuel dos Santos, Braga da Cruz e Adriano Moreira. O que também demonstra que as críticas, ao contrário do que foi dito não há muito tempo pela principal responsável da FCG, não são apenas feitas nos jornais.


Ao dizer o que disse, o Conselho põe a partir de agora o ónus do que possa correr mal sobre a administração. E impõe mudanças que, se não acontecerem, podem vir a resultar numa reacção ainda mais enérgica por parte de Jorge Sampaio, o porta-voz do bom senso na Guimarães 2012 desde que esta começou a ser preparada.


As críticas feitas não são novas para quem tem acompanhado minimamente o processo. Mas parece-me particularmente importante o relevo dado à falta de envolvimento dos vimaranenses na Guimarães 2012. O Conselho dá razão às críticas das associações locais e exige mudanças. O Conselho Geral aponta também baterias à política de comunicação do evento, que tem sido uma verdadeira catástrofe neste ano e meio de vigência da FCG.


Mas a moção de nada valerá se não acarretar consequências. Como se pode criticar tão duramente a política de comunicação e manter a confiança nos responsáveis pela mesma? E que alteração de fundo vai haver na organização da Fundação que permita, por exemplo, dar mais poder à vereadora da Cultura, como é exigido pelos conselheiros?


É isso que falta perceber: que impacto real terá esta tomada de posição enérgica. Esse será um motivo extra para nos mantermos atentos ao longo dos próximos dias. Porque estou em crer que só depois de verem o que se vai passar no palácio Vila Flor é que os vimaranenses se disponibilizarão a assumir a segunda parte do repto lançado ontem por Sampaio: o de se voltarem a dirigir à Fundação como uma entidade em quem podem confiar para fazer da CEC um evento de todos.


Post scrtipum: Sobre a programação cultural, nem uma palavra é dita. Penso ser um sinal de que os conselheiros não estão preocupados, por acreditarem que essa é a área que melhor está a ser trabalhada. É também a minha opinião, se exceptuarmos um ou outro exemplo menos feliz.

3 reacções:

casimirosilva | 00:08

E a pergunta agora é: Será que Cristina de Azevedo vai ter seguidores no interior do CA?

É muito importante que isso aconteça.

É verdade que ontem foram dados sinais claros de que se esgotou o tempo para fazer de conta, mas o dia a dia das decisões está nas mãos do CA da Fundação.

Anónimo | 00:46

Que párem de fazer t-shirts no Bangladesh e de mandar imprimir os flyers no Porto, para começar. Que arranjem quem lhes preste serviços cá em Guimarães. Seria um bom começo da mudança.

casimirosilva | 14:07

Seria, sim senhor!, mas muito mais do que isso (sinal de mudança, se acontecer) que marquem um piquenique (pode ser outra coisa, desde que haja uma aproximação real) com o povo de Guimarães. E depois digam se o seu trabalho não tem outro sabor.