Bastos

Não me apetece escrever sobre o tema de que mais tenho ouvido falar nos últimos dias. Porque me entristece perceber que a realpolitik à nossa moda possa dar cabo de quase dez anos de trabalho na cultura vimaranense e a cinco de afirmação do Centro Cultural Vila Flor como o melhor equipamento do género existente no país.

Apetece-me antes falar de José Bastos e de uma conversa que tive com ele, ainda o CCVF não era sequer um estaleiro. Falou-me de residências artísticas, de projectos de comunidade, da aposta numa cidade que se afirmasse pela criatividade. Foi há oito anos, ainda a Guimarães 2012 era mais do que uma miragem.

Não estivemos sempre de acordo, como alguns textos publicados neste blogue foram disso testemunho. Duvidei - e não fui o único - que o caminho que estava a ser traçado para o CCVF desse frutos. Cinco anos volvidos, restam poucos críticos. E duvido que haja alguém que desminta que este é o melhor centro cultural do país.

Três coisas explicam isto. A primeira é que a programação do CCVF foi sofrendo ajustamentos, mostrando uma abertura assinalável às discussão que se iam fazendo na cidade. A segunda é que essas alterações não traíram o essencial: uma linha de rumo que estava traçada desde o início e que nos trouxe ao lugar onde estamos hoje. Porque se Guimarães tem um espaço no panorama cultural português, deve-o sobretudo ao CCVF e obviamente ao seu principal responsável.

A terceira explicação é que as casas de cultura que foram referência a muitos dos críticos de José Bastos foram caindo no esquecimento, porque não tinham nem a linha estratégica do CCVF, nem a capacidade para se reinventaram em momentos de crise.

Feito o elogio, resta-me uma certeza: aconteça o que acontecer daqui para a frente, o simples facto de se por em causa este trabalho por motivos menores é já uma derrota. Dez anos de aposta na Cultura não fizeram afinal de Guimarães um lugar de gente mais culta.

1 reacções:

Guimarães Primeiro | 21:26

O Conselho Geral da Fundação (da nossa vergonha) Cidade de Guimarães vai reunir esta terça-feira. Alguém sabe a que horas e onde (no site da FCG nada diz)? Já era tempo de irmos ter com aqueles senhores e exigir ao Jorge Sampaio que cumpra a sua obrigação e coloque aquela gente na ordem. Guimarães não pode só comer e calar. A eles, minha gente!