A CEC nos Maus Hábitos


O espaço Maus Hábitos, no Porto, organizou esta noite mais uma sessão do ciclo "Encontros de Criatividade". Este ciclo pretende pôr em diálogo e em reflexão pessoas de diferentes proveniências mas que têm acção no sector das indústrias criativas. Esta sessão respondia ao tema "Cultura: de Sector Marginal a Estratégico", e tinha como oradores Mário Rui Silva (vogal executivo da Comissão Directiva do ON.2), Manuel Heitor (Secretário de Estado do MCTES), Vergílio Folhadela (presidente da direcção da ADDICT) e Carlos Martins (director de projecto Guimarães - CEC 2012).

Antes de mais, foi curioso assistir a esta interessante conversa que versou principalmente sobre as políticas públicas para a cultura e da mudança de paradigma a que se assistiu nos últimos anos, em particular na região Norte de Portugal. Não é todos os dias que agentes culturais e programadores de políticas públicas se reúnem num mesmo espaço para, num ambiente de abertura, dialogarem. Foi também interessante ver que, das cerca de 25 pessoas presentes na sala, mais de 7 tinham formação em Economia. Um sinal claro da importância e do reconhecimento que as indústrias criativas começam a ter.

Quase todos os que intervieram referiram a importância estratégica de Guimarães - CEC2012 para a região, como um evento que pode potenciar o desenvolvimento do sector da cultura. O evento é considerado um dos pilares em que assenta esta aposta que a CCDR-N fez na valorização do património e desenvolvimento do potencial criativo e gerador de conhecimento da região (para mais informações, consultar este documento, página 4 e seguintes). Especificamente sobre Guimarães, nada de novo foi avançado. Carlos Martins reforçou o compromisso assumido há muito pela equipa que prepara o evento: gerar valor económico para Guimarães e principalmente para os vimaranenses (vale a pena rever esta apresentação). Afirmou que a CEC2012 deve gerar novas aspirações, novas inspirações e novas oportunidades para a região. Isto consegue-se não só através do significativo investimento na programação (cerca de 25 milhões de euros, segundo afirmou), mas através de uma cuidadosa programação das infra-estruturas em construção, que deverão ser capazes de impulsionar esta criação de valor.

No plano do discurso, parece-me que os diversos responsáveis pela CEC2012 estão articulados. São coerentes e deixam uma sensação de optimismo com as suas palavras. O problema, a meu ver, é a falta de concretização no terreno deste mesmo discurso. Quem vir do Porto (a meros 50 km!) o que se está prepara para Guimarães certamente que ficará muito agradado. O problema é quem vê a realidade no terreno: um atraso tão grande que, se não fossem as obras no Toural há um mês, ficaria a sensação de que a CEC não está a 13 meses (400 dias exactos) de distância. Bem sei que o resultado deste trabalho, em particular da realização destes objectivos que Carlos Martins enunciou, demora tempo a dar os seus frutos. Mas "esperar o melhor, mas estar preparado para o pior" é uma velha máxima. Temos assistido à primeira parte. Sem querer ser pessimista, penso que talvez seja altura de começarmos a pensar na segunda.

2 reacções:

Anónimo | 11:26

Fico assim a modos que curiosa: a cidade tresanda da boataria que aí anda, sobre o mal estar, os desentendimentos e a iminência de demissões na estrutura da CEC. No entanto, o que vem a público dá ares de uma absoluta paz. Será a paz dos anjos ou a paz dos funerais? É que consta por aí que a D. Teresa (Cristina), a nova Condessa Mamadona de Guimarães, depois de ter tido uma estrepitosa derrota na questão de vencimentos (e acha que o que lhe vai ser pago, pós-redução forçada, é muito abaixo daquilo que pretende merecer, pelo seu impressionante currículo), andará um tanto ou quanto perturbada...

Anónimo | 23:18

Mas afinal quanto ganha esse Senhor Carlos Martins?