Notoriedade vezes 6

"A notoriedade da Capital Europeia da Cultura, que vai realizar-se em 2012, em Guimarães, aumentou seis vezes durante o Verão. Uma sondagem encomendada pela Fundação Cidade de Guimarães (FCG), para avaliar os resultados da campanha de lançamento da marca, mostra que 18 por cento dos portugueses reconhecem o evento. "

Quem o noticia é a edição de hoje do jornal Público. Durante o último trimestre a notoriedade da marca CEC2012 aumentou de 3 para 18%, ratificando uma política de comunicação que tem sido alvo de diversas críticas. Provavelmente fruto também de algumas destas polémicas, à mistura com o trabalho desenvolvido no lançamento da imagem, e da primeira campanha publicitária. O caminho a percorrer é ainda longo, mas 18% dos portugueses a ano e meio do evento é já significativo. Boas notícias no meio das nuvens que pairam no ar.

9 reacções:

casimirosilva | 18:53

Bem visto, Paulo. Mas se a notoriedade é muito importante, também o é o acompanhamento. E isso, infelizmente, não tem sido tão possível quanto o desejável. Esperemos (estou certo que esperamos todos) que agora que os portugueses já conhecem mais que os vimaranenses possam mudar também algumas ideias.

Rui Silva | 19:17

É uma boa notícia, talvez muito alicerçada na polémica dos cartazes do Algarve (polémica nestas coisas é bom).

Mas seria interessante começar a pensar já cá dentro e abrir um gabinete da 2012 no centro da cidade, que para além da imagem, teria a oportunidade de ir explicando às pessoas o que é realmente isto da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012. Se "ganharmos" os nossos, será mais fácil chegar aos outros.

casimirosilva | 00:35

Gabinete ou algo onde nós (os que estaremos mais por cá) possamos ver as barracas dos outros vazias. E saibamos onde param os senhores que dão indicações para os banhos. Até nem precisa de ser no centro, desde que não entremos à toa nas ondas...

Samuel Silva | 10:50

O problema eram os 3% de Junho. A um ano e meio da CEC é gravíssimo. E acontece apenas porque, até aqui, não se trabalhou nada a imagem da Guimarães 2012.
Como o Rui apontou bem num post publicado há tempos, houve um buraco negro no desenvolvimento da CEC. Nesse tempo, não soubemos de nada do que aconteceu. E isso tem consequências na exposição do evento.
Estamos no caminho certo. Mas parece-me, mais uma vez, que perdemos muito tempo.

Anónimo | 23:16

Última hora. Noticia (quase) em primeira mão...

Eric Clapton no arranque da CEC.

Eu não disse nada...

Anónimo | 15:21

Com o Bino Chouriça na 1ª parte.

Paulo Lopes Silva | 16:31

Casimiro, que acompanhamento falta à CEC? De nós para com a CEC?

Existe um gabinete da CEC que atende quem se propuser a ir lá, ao que sei. É tão central quanto a maior casa de espectáculos pública da cidade.

Samuel, não acho 3% gravissimo. Muito menos quando em 3 meses se transformam em 18%. Com o trabalho certo estes números continuarão a subir. E chegado 2012 e o programa das festas, a curva torna-se exponencial. Sendo que 50% é um número excelente mesmo durante o próprio evento, tendo em conta o habitual público informado português...

Samuel Silva | 16:40

Paulo,

nem às cartas que lhes são enviadas por algumas associações respondem. Falo em causa própria, bem sei, mas aguardamos desde Maio por uma reunião com a CEC.

Paulo Lopes Silva | 17:02

Não sei em termos práticos como está a funcionar. Tinha era esse conhecimento do espaço aberto para comunicar com Guimarães. Terá a comunicação chegado? Havia um pedido expresso de encontro ou resposta? Não vou tentar desculpar. Se falhou, convém estar atento. Porque esta envolvência com a cidade e as suas associações é fundamental!