Novidades vimaranenses



Este blogue (e a blogosfera vimaranense em geral) tem andado parado. Mas Guimarães nem tanto. Umas quantas desgraças, entre suicídios, um corpo descoberto no Ave, uns assaltos à mão armada no centro da cidade a pessoas e lojas. Temos assistido ao habitual desenrolar da vida política numa cidade em que o partido vencedor das eleições autárquicas saiu ainda mais reforçado na sua votação: este dita e por muito que a oposição estrebuche, pouco pode fazer. Pena que quem perca seja Guimarães, pois há um progressivo desinteresse dos cidadãos pela discussão política local.

O site da Câmara Municipal de Guimarães foi renovado recentemente. A mudança é de saudar, pois surge de cara lavada e de fácil navegação. Por outro lado, o da Capital Europeia da Cultura 2012 está parado. Se quando surgiu desapontou pela falta de originalidade e design ordinário, nunca tendo sido importante fonte de informação, há um mês que está parado e não se encontra lá nada sobre as últimas novidades e sessões de esclarecimento sobre o evento. Talvez com a entrada em cena de uma nova agência de comunicação para 2012 (Comunicarte) as coisas mudem.

Ainda sobre a Capital Europeia da Cultura 2012, foi apresentado o seu Plano Estratégico no passado dia 18. Vi poucas reacções ao evento, aberto ao público, que contou com a presença de vários ministros, dando peso ao evento. Tanto quanto sei, o dito Plano Estratégico ainda não está na rede. Mas podemos conhecer as novidades através do artigo do JN.

O texto mais interessante que li nos últimos tempos sobre 2012 foi publicado num jornal do Sul, o Diário de Notícias. É o resultado de um almoço com Cristina Azevedo, a Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, ainda pouco conhecida dos vimaranenses, na Praça de Santiago. Um trabalho muito interessante que pode ser lido no blogue do seu autor.

No dia 26 de Novembro passado realizou-se a primeira Assembleia Municipal após as autárquicas. A reunião, extraordinária, visava tratar uma série de assuntos como impostos e taxas municipais, transportes públicos e aquisição de edifícios para a CEC. Decorreu em ambiente ameno, embora fosse já possível tomar um pouco o pulso ao novo ambiente que lá se respira. Há várias caras novas, principalmente no PS, PSD e CDS, o que pode permitir uma revitalização da discussão política que lá se faz. A bancada do CDS, totalmente renovada, foi uma agradável surpresa. Apresentou-se forte e com conteúdo. Pode vir a ser um osso duro de roer para o executivo. Do lado da maioria PS viram-se também alguns novos protagonistas, mas ainda é cedo para tirar conclusões. Continua a ser lamentável a postura de vários dos seus eleitos, dos que normalmente se sentam nas filas mais atrás do auditório, pelas "bocas" e mesmo insultos proferidos, que já chegaram a motivar uma intervenção do Presidente da Assembleia Municipal.

Hoje haverá nova Assembleia, pelas 21:30 no auditório da Universidade do Minho, com continuação amanhã à mesma hora.

0 reacções: