A nova câmara

É já conhecida a nova distribuição dos pelouros da câmara de Guimarães. Nova é quase um termo complicado de usar dado que as novidades são poucas.

Os três vereadores que se mantêm continuam a ter as mesmas competências. Domingos Bragança, vice-presidente, tem os pelouros das Finanças e Obras Municipais. Francisca Abreu, ao contrário do que cheguei a sugerir, continuará acumulando Educação, Cultura e Juventude. E César Machado desaproveitado na Fiscalização, contencioso e Polícia Municipal e ainda perde poderes.

Não sendo uma novidade na vereação, Amadeu Portilha tem pela primeira vez funções delegadas. E assume a vaga de Costa e Silva, ficando com o pelouros do Ambiente, mas também com a Protecção Civil, que vinha sendo exercida por Machado. Novidade ainda é que, finalmente, há um vereador do Desporto na CMG, Portilha.

De saída da vereação, Costa e Silva assume, como era esperado, o lugar de administrador da Vimágua. Fica por esclarecer para já quem vai substituir Portilha na liderança da Tempo Livre, o que não é coisa pouca. Muitos são os nomes de que se tem vindo a falar para este lugar, mas aquele que ganha mais consistência é o de Aníbal Rocha. Actualmente director de instalações do CCVF e com experiência também na área desportiva enquanto director do Vitória e mentor do projecto vencedor do voleibol do clube.

As outras novidades da vereação são José Augusto Araújo e Alexandra Gesta. As funções da arquitecta não constituem novidade, assumindo aquilo para que foi "recrutada", o Urbanismo e retomando poderes no "seu" GTL. Já José Araújo, que cheguei a admitir ter funções a tempo inteiro, ficará na câmara a meio tempo, mas vai ter sob sua alçada os Recursos Humanos e Sistemas de Informação.

7 reacções:

Anónimo | 18:44

Só uma correcção: o César Machado não perde a Protecção Civil, pois esta pertencia ao Costa e Silva.

Samuel Silva | 09:45

Ora aí está uma coisa de que não tenho certeza. Até porque nos últimos momentos em que alguém se assumiu como vereador da Protecção Civil, foi CM quem o fez. Nos incêndios em Camões e nas cheias de há umas semanas.
Parece-me que o pelouro era dele, mas não tive oportunidade de confirmar.

Anónimo | 13:38

O César Machado andava a fazer-se ao pelouro. Teve azar. O presidente tem a pestana aberta. Felizmente.
Luís Campos Azevedo

Anónimo | 12:00

Samuel, a Protecção Civil sempre esteve na dependência do Vereador da DSUA. O que acontece é que, sempre que é despoletado um plano de acção sobre eventos como os que referiu, o César Machado tem um papel importante no mesmo enquanto responsável pela Polícia Municipal.

Samuel Silva | 12:06

Muito bem. Obrigado, então, pelo esclarecimento. Está desfeito o equívoco.

Anónimo | 11:58

Eu queria muitos como o César...

Anónimo | 18:19

Eu não. Chiça...