Autárquicas 2009: Os programas eleitorais – MRPP

Se quisermos ser simpáticos, o programa eleitoral do MRPP é despretensioso. Se quisermos ser exigentes, é pobre. Há algumas ideias avulsas sobre matérias interessantes, mas no essencial nada do que o partido propõe pode mudar de facto Guimarães.


O MRPP estabelece como prioridade a criação de emprego. Na actual conjuntura, essa é uma questão quase unânime entre os vários partidos. Nessa matéria, defende uma linha de incentivos camarários à instalação de novas empresas, que não explica como funcionaria, o que é desde logo uma fragilidade.


O projecto liderado por Domingos Torres não inova ao propor a criação de uma rede de casas de repouso para Terceira Idade e jardins-de-infância. Não vai longe do que PS ou BE ao pedir uma frota renovada e ecológica dos TUG e um alargamento de horários. E partilha um erro com a CDU ao querer a total pedonalização do centro histórico, algo que as experiências vizinhas têm mostrado que acarreta mais problemas do que vantagens.


O programa eleitoral do MRPP tem, no entanto, três bandeiras que podem ser pontos de partida para discussões futuras. A primeira integrada no capítulo dedicado à cultura com a defesa da construção de e um observatório de astronomia na montanha da Penha. É desconexo propô-lo no âmbito da CEC, mas é uma ideia engraçada, que com os devidos apoios podia funcionar.


O mais pequeno dos partidos concorrentes às eleições de domingo quer também fazer de Guimarães uma cidade verde, defendendo uma rede de iluminação pública alimentada a energia solar (sendo financeiramente exequível, soa a boa ideia) e a criação de um parque eólico concelhio. Em tese, pode parecer bom, mas a situação e causa alguma estranheza já que há dádivas da potencialidade energética dos montes locais. Mas nada como estudá-lo.


Aquela que é, a meu ver, a melhor proposta do MRPP é a da criação de uma equipa da Policia Municipal para vigilância dos rios e das matas. A GNR tem uma brigada SEPNA que é pouco mais do que inexistente e a PM não deve ser apenas uma polícia urbana e destinada a passar multas.


Quanto ao mais, o MRPP aposta por baixo, à medida do expectável resultado eleitoral. Se conseguirem continuar a defender as ideias positivas que o programa contém, podem continuar ter um papel interessante na Assembleia Municipal.


O programa do MRPP pode ser encontrado na íntegra no site do partido.

0 reacções: