Autárquicas 2009: Consequências

O PS tem agora sete vereadores na câmara de Guimarães. Admitindo que todos eles vão assumir funções executivas, teremos mais novidades no executivo municipal do que aquelas que a renovação da lista socialista faria supor.


José Augusto Araújo, o sétimo vereador, tem o perfil e a experiência para assumir a vereação da Educação. Dessa forma, o PS pode corrigir um erro interno que é a sobrecarga de Francisca Abreu e que se adivinha mais intensa nos próximos quatro anos, por força das responsabilidades na área da cultura.


Assumindo que Domingos Bragança mantém as mesmas funções, resta saber quem assume as pastas que eram de Costa e Silva (Protecção Civil e Ambiente). Parece-me acertado que sejam para César Machado, desaproveitado numa vereação “burocrata”.


Alexandra Gesta, foi assumido desde que surgiu na lisa socialista, será a vereadora do Urbanismo. Quanto a Amadeu Portilha, sendo possibilidade para alguma das pastas de Costa e Silva, podia ser também o homem certo para uma nova vereação da área do desporto.


Além disso, o PS, com praticamente o dobro dos votos do PSD, parece ter ganho fôlego para preparar com mais à-vontade a sucessão de Magalhães.


Já do outro lado da barricada as coisas precisam de clarificação. O PSD necessidade, como os resultados deixam claro, de parar para pensar. José Manuel Antunes e Vítor Ferreira assumiram o desafio em circunstâncias difíceis, mas, sem Magalhães por perto, poderá haver gente no partido com vontade de assumir novo protagonismo.


A nível distrital, e depois de ter tido menos três deputados eleitos nas Legislativas do que aqueles a que se tinha proposto, o PSD tem outra derrota, perdendo três câmaras (Barcelos, Vieira do Minho e Amares). Há motivos para pôr em causa a liderança de Virgílio Costa.

9 reacções:

Anónimo | 02:05

Tantas referências a Virgílio Costa neste blogue nos últimos dias... Até já lhe adivinham "sucessor", e logo de Guimarães... Será que os de Guimarães alinham com esse "sucessor"?

Depois falamos...

Jarica | 13:17

Cadê o Laranjeiro? Não diz nada?

Anónimo | 00:31

De facto. Cadê ?

Tiago Laranjeiro | 12:56

Tantas saudades...

Estou de férias do blogue, de certa forma a recuperar da "coça" que o meu partido levou nas autárquicas em Guimarães. Mas volto em breve, disso podem ter a certeza. Rapidamente e em força...

Jarica | 13:53

Ok. Está no seu direito. Mas Guimarães está a mudar, não está?

Tiago Laranjeiro | 14:39

Sem dúvida alguma. Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperança.

E, afora este mudar-se cada dia, Outra mudança faz de mor espanto, Que não se muda já como soía.

Anónimo | 21:05

Meu caro Laranjeiro,
Poetize, poetize...
Isso passa com umas pastilhas das boas.

Depois falamos...
LC

Anónimo | 02:08

Caro Tiago Laranjeiro,

Com o devido respeito e sem segundas intenções, gostava que me respondesse honestamente:
Em alguma ocasião acreditou realmente que A.Magalhães não obtivesse a maioria absoluta ?

Tiago Laranjeiro | 14:22

Caro Anónimo,

Para começar, se me faz um pedido tão pessoal, porque não se identifica? Se não deseja fazê-lo publicamente, o meu endereço de e-mail está disponível.

Mas, mesmo assim, respondo-lhe. Sim, acreditei a certa altura que fosse possível uma conjugação de factores (que não se verificou de todo) que permitisse às diversas forças da oposição tirarem a maioria ao PS.